terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vou ser mais turista que o maior dos turistas

Estive a ver o "Não aceitamos reservas (Lisboa)", na Sic Radical, e dei por mim a pensar que o Anthony Bourdain foi mais lisboeta nestes dias do programa que eu fui em anos.
Não sou lisboeta, mas o trabalho levou-me a trabalhar em Lisboa - primeiro no Saldanha, depois ao pé da Avenida da Liberdade. No entanto, as saudades levaram-me a fugir às Sextas-feiras 80% das vezes e a meter-me na A1.
E agora dou por mim a pensar que:
1. ainda não fui a uma casa de fados;
2. nunca andei de eléctrico;
3. nunca bebi a ginginha;
4. nunca entrei naquelas casas típicas com enlatados e produtos tradicionais portugueses;
5. nunca joguei chinquilho (nem sabia que existia, confesso);
6. nunca festejei o Santo António;
7. nunca fui ao mercado.
Acabei por conhecer melhor o centro, mas falta-me a essência. E assisti à essência ontem à noite, sentada no meu sofá, vivida por um homem que nem sequer é português.
Que golpe no meu ego.
Promessa a mim mesma para cumprir: mal possa, vou ser mais turista que o maior dos turistas em Lisboa.

15 comentários:

  1. Normalmente temos tendência para esquecer de tirar o prazer da cidade onde vivemos como faríamos se fossemos turistas! Mas não te esqueças dessa lista...nós vamos-ta cobrar :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho bem que cobrem. As promessas são para cumprir. Vê se fazes o mesmo por aí, Medusa!

      Eliminar
  2. Concordo com a medusa. Na cidade onde estamos, nunca temos pressa de visitar aquilo que os turistas visitam. Temos tempo, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos sempre tempo, mas hoje dei o grito do ipiranga. ;)

      Eliminar
  3. Vi também esse programa e fiquei com essa mesma sensação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a ver a cidade como uma turista, Rita. :)

      Eliminar
  4. Ai a ginginha...
    Também vi o programa e senti o mesmo!
    Temos de descobrir Lisboa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora! um dia destes ainda me ponho é a organizar tours :P

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Então quero ver a tua própria lista, menina Carolina :)

      Eliminar
    2. Vou pensar nisso :p Depois mando-te para o e-mail

      Eliminar
  6. Os meus amigos sempre me quiseram fazer o tour, por alguma razão! Falta-me o 6 e não quero fazer o 5!! :p Vamos ser turistas, vou contigo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vieres comigo, tens que jogar chinquilho. Vou precisar dum par :P

      Eliminar
  7. Ai ai toca a por a lista em dia!
    Às vezes é preciso vir alguém de fora, para querermos conhecer melhor o que nós cá temos ;)

    ResponderEliminar
  8. Lol, isso é normal. Entregamo-nos à rotina e achamos sempre que temos tempo para ver as coisas, um dia, um dia, e acabamos por nunca lá ir. Eu moro na Bila há uns aninhos e nunca fui ao Palácio de São Mateus, e há pessoas que vêm cá de propósito para ver! Quando ficar solinho vou (ahahah pois pois!)

    kiss!

    http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar