segunda-feira, 20 de maio de 2013

A JLo e o Cooper

Recebi por email o relatório da avaliação física do ginásio. Pus-me toda contente a analisar e comecei por constatar que, afinal, até estou ligeiramente abaixo da média de percentual de gordura (segundo a composição corporal do pomposo "Protocolo de Pollock", ou teste das três dobras, segundo se lê no Relatório, a média é de 23% - eu estou nos 21%); e que afinal o peso ideal para mim até poderá ser de 59 kgs e não de 55 kgs. Estava a ficar toda orgulhosa de mim, a sorrir sozinha, por isso continuei a ler o relatório com outro ânimo..... até me deparo com estes dizeres:

"Resistência Aeróbia Teste de Cooper
VO2 Máximo
Valor: 22,92
Resultado: MUITO FRACO!!!"

(Ok, os "pontos de exclamação" e o amarelo fui eu que pus.) Confesso que não faço a mínima ideia de quem foi o Cooper e o que exigia no seu teste. Mas ninguém gosta de ler um "muito fraco"!! "Muito fraco"?? Posso ter asma e uns pulmões com menos resistência que um fumador de cento e cinco anos, mas isto não vai ficar assim.

Além disso, foi deprimente ver os números das minhas "circunferências", vulgo medidas conhecidas como 86-60-86. Pois esta medida famosa é duma modelo em forma de ampulheta perfeita, duma Gisele, duma Adriana ou duma Sara. Eu sou uma pêra insuflada em baixo, uma JLo com retenção de líquidos só pode. A minha medida na anca? Três dígitos. Três. Três digítios. Até fiquei com falta de ar. E não, não foi da asma.

Cooper, aqui vou eu. Daqui a dois meses vamos ver quem é o "MUITO FRACO"!! Seu insolente. Mal agradecido. Então não ando a correr, a tentar lutar contra o caracol asmático que estava destinada a ser?? Ando a dar tudo por tudo e vens-me com um "MUITO FRACO", sem dó nem piedade? Hás-de ter muitos amigos, oh Cooper. Daqui a dois meses conversamos. E podes despedir-te também da JLo.

2 comentários:

  1. Fartei-me de fazer o teste Cooper do 7º ao 9º ano e também nunca fui grande coisa. Numa escala de 0 a 5, conseguia um 3 e mesmo assim já era um esforço enorme. Agora, no 12º ano, temos de correr uma milha, que também não é pêra doce.
    Que se lixe o teste Cooper, que é difícil como o caraças ou então somos só nós que somos muito fracas.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ir experiementar esse Cooper!

    ResponderEliminar