domingo, 26 de maio de 2013

"A" viagem

O problema dos sonhos é sempre o mesmo: depois de o realizarmos, voltamos à estaca zero e temos que arranjar novos sonhos por que lutar.

Até há pouco tempo, a minha viagem de sonho era fazer um safari em África e conhecer os locais em que o "África minha" tinha sido rodado. Queria ver perto de mim os "Big Five", queria visitar as casas dos Maasai e aprender um pouco mais sobre eles, queria ver ao perto os milhares de flamingos no Lago Nakuru, queria conhecer as praias paradisíacas africanas e viver um pouco a cultura africana. Realizei esse sonho. Depois disso? Voltei à estaca zero.

Hoje, uma antiga colega de faculdade pediu dicas para locais a visitar em África, porque vai viajar por lá algumas semanas. E não consegui deixar de pensar que tenho que arranjar novo destino de sonho, para começar a sonhar com ele durante os próximos tempo e ter um objectivo a atingir. Para já, ando com ideias de fazer uma viagem entre a Rússia e a China no Transiberiano. Ele não se mostra muito receptivo. Mas também temos tempo. É uma grande viagem e o mundo não termina amanhã. Nem o dinheiro cresce das árvores.

E vocês? Têm alguma viagem de sonho?
Os Maasai a mostrar-nos como é que se engata lá no sítio.
O ritual envolve cânticos, saltos e cabeças de leão. Ganha o que saltar mais.
Ah e defendem que uma mulher se partilha com os amigos. Não fiquei fã da cultura.
Este lodge em Aberdare tentava assustar, mas nós passámos na mesma o muro e ignorámos.
Não contem a ninguém, ok? Shiiuu.
O rinoceronte branco. Dizem que é difícil de encontrar, porque é uma espécie ameaçada.
É imponente. Foi a primeira vez que temi pela integridade do jipe. Passou ao pé de nós e sustive a respiração.
"Cu-cu!! Já viram o tamanho das minhas pestanas? E são naturais, queridos."
Reconhecem a casa??
"Cu-cu!! Parecemos inofensivos, mas somos o animal que mais mata em África. Fujam!" 
"Ouviram os hipopótamos? Pois, ao lado deles sou um doce de animal."
"Papá, estão ali a tirar-nos uma fotografia. Olhó passarinho!!" 
Os restos deixados por algum predador.
Quatro girafas a imitar a capa do "Abbey Road", dos Beatles. Nem em África há originalidade.
Um macaco com uns traços um pouco humanos. Ora reparem bem.
Não me importava de ficar a viver aqui.
Miúdos simpáticos que, passado uns minutos, só estavam preocupados com o meu cabelo, porque acharam
"feio e sem tranças". Não ficámos os melhores amigos.
Um macaquinho cheio de estilo. Reparem no colar. Ligava mais a acessórios que eu.
"Hakuna matata". "Está tudo bem, aproveitem a vida", repetiam-nos neste barco.
A ancorar. "Podemos ficar aqui a viver??"
"Portugal?? Vasco da Gama!!". Na rota dos antigos navegadores portugueses.
Uma irmã separada à nascença. Mas era mais rápida que eu!

10 comentários:

  1. Marta13:30

    Um safari em África também é um dos meus sonhos :) Fiquei maravilhada com as fotoografias, uau...

    ResponderEliminar
  2. Marta13:31

    fotografias *

    ResponderEliminar
  3. Que MÁXIMO...é mesmo daquelas viagens de uma vida! Adorava ter alguém que me puxasse para destinos assim.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de visitar todas as capitais da Europa e depois disso visitar alguns países de todos os continentes =)

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava de estar em tantos sítios que talvez tivesse feito melhor se fosse para Papa.

    ResponderEliminar
  6. Tenho curiosidade acerca de todos os destinos que possas imaginar. Costumo dizer que se me saísse o euromilhões metia-me no primeiro avião e só voltava quando tivesse conhecido o mundo inteiro.
    Mas as minhas viagens de sonho são a incontornável Nova Iorque e Moçambique, a terra do meu pai. :)

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Viagem de sonho... Chile, Argentina, e Safari por Africa!

    http://mysweethearthome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. A minha viagem de sonho. Começava na Tailândia, ia para Laos e acabava no Vietname. Nem sou muito fascinada pela cultura asiática, mas adorava fazer esta viagem.

    (Para completar tudo, também podia ir ao Cambodja. Mas o que eu queria mesmo eram as primeiras três, o Cambodja seria a cereja no topo do bolo.)

    http://cronicasdosdiariosdebordoperdidos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Já fui a muitos sítios do mundo, mas um dos que continua na minha lista (e não é o lugar mais longínquo por onde já passei) é o Japão :)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:50

    Também já fiz a viagem de que fala, safari no quénia e praias paradisíacas... Duas semanas de aventura! Então a cena de estar entre os masai, e eles aos pulos e aos gritos à nossa volta, e a porem-nos a pele de leão na cabeça... ficou gravada pelo minha cara de pânico e susto...

    ResponderEliminar