sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dicas para emagrecer com a corrida

Muitas vezes, quando corria, levava comigo dúvidas que voltavam da corrida sem resposta:
1- Devo tentar acelerar o ritmo ou mantenho o ritmo que me é confortável?
2- Se manter o ritmo confortável e não acelerar, isso não significa que estou a estagnar?
3- Devo tentar aguentar o mais possível sem parar ou posso ir parando e retomar, consecutivamente?
4- Será que, ao correr, estou a emagrecer ou a ficar com as pernas mais desenvolvidas?

Já me inscrevi no ginásio, aproveitei para colocar essas dúvidas ao professor. O que me respondeu foi, resumidamente (e espero não estar a adulterar o sentido das respostas, já que não percebi exactamente tooooodas as explicações):
1- Se queremos emagrecer, devemos manter um ritmo mais confortável, ainda que mais lento;
2- Não significa estagnar, porque estamos a desenvolver a resistência;
3- Devemos tentar aguentar o máximo de tempo a correr sem parar;
4- Perdemos massa gorda se seguirmos estes passos.

Por isso, em vez de tentar acompanhar a minha inspiração, ontem optei por correr mais devagar. Resultado? Corri trinta minutos seguidos, ininterruptamente (ok, ok, excepto na parte em que os atacadores se soltaram e tive que parar um minuto). Cansei-me muito menos. Quando carreguei no STOP não estava a arfar como um cão, nem roxa como uma beringela. Além disso, também tive direito a uma consulta de nutrição. Eu adorei conhecer a Dra. Mariana, o ano passado, e fiquei fã n.º 1 dela, mas a verdade é que gostei igualmente do estilo (oposto) desta nutricionista, bastante aguerrida e faladora. Se quiserem depois partilho algumas dicas por aqui. Posso adiantar que descobri que devo deixar de comer gemas de ovos e que ela a tendência de beber água morna com limão ao acordar pode afinal ser um verdadeiro "disparate". ;)

7 comentários:

  1. Anónimo08:09

    Olá

    Fiquei curiosa sobre o "disparate" da água morna com limão. É que costumo fazer isso, por indicação de uma nutricionista. Pode explicar quais os motivos apresentados a desfavor?
    Obrigada Pippa e aproveito para lhe dizer que, apesar de leitora recente, o sou com muito empenho e gosto muitíssimo do blog, quer pelo conteúdo, como pela forma, na generalidade dos posts. Escrita escorreita e temas interessantes, como se quer num blog deste género. Muito bom (já me emocionei com alguns posts)
    Obrigada
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa! :)
      Quanto a este ponto, esta nutricionista defende (e, como tal, não é uma verdade absoluta, mas apenas a opinião dela) que se trata de induzir a "azia", um desconforto e, como tal, reduzir o apetite. Para ela, há outras formas de atingir esse objectivo sem ter que se criar essa má disposição no organismo.

      Eliminar
  2. Opá, e não é que me esclareceste as dúvidas? Raios, já me lês a mente? Tenho ido correr, e ontem voltei precisamente com essas dúvidas. Apesar de não ter intenção de emagrecer.

    ResponderEliminar
  3. Muito útil:) Essa da água com limão é que fiquei mesmo admirada:)

    ResponderEliminar
  4. Por favor, dá-nos as dicas, isso é muito interessante e sempre podemos aproveitar.

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas, é melhor então manter o ritmo durante muito tempo do que correr apenas uns minutos e ficar que nem se pode :)

    ResponderEliminar
  6. Olá :) eu tb sou uma leitora recente e adorei essas dicas! Vêm mesmo a calhar porque estou agora a começar as minhas "corridas", muito modestas comparadas com a tua, quem me dera conseguir esse tempo todo seguido mas como tenho asma tb é complicado. Gostei de saber que é melhor correr sempre ao mesmo ritmo, mas até tem lógica porque se pensarmos, os corredores de maratona têm muito menos músculo (super magrinhos) e mais resistência que os corredores de curtas distancias com muita velocidade e com imenso músculo. Essa da água morna com limão não sabia...mas tb não vou tentar ;) bjs*

    ResponderEliminar