sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Manifesto em defesa dos olhos castanhos.

Quando foi a última vez que elogiaram os olhos castanhos de alguém? E uns olhos azuis ou verdes, quando foi a última vez que elogiaram? Com certeza estarão a dar por vocês a pensar que elogiaram mais vezes olhos claros. Ou porque são mais raros. Ou porque podem ter tonalidades mais invulgares. Ou porque refletem melhor o sol. Ou porque são mais límpidos. Ou porque, simplesmente, acham mais bonito olhar para a cor azul ou verde que para a cor castanha. Porque a verdade é contemplamos o mar e o céu. Contemplamos paisagens verdejantes. Contemplamos montanhas que se prolongam até perder de vista. Não contemplamos a terra. Ou árvores despidas de folhas. E músicas? Cantamos a “cor azul”. Até os Coldplay cantam sobre os “green eyes”. Mas os olhos castanhos, talvez por serem considerados mais vulgares, são quase sempre menosprezados na música ou na poesia.

E lembrei-me de tudo isto por dois motivos (desculpem, mas uma mulher precisa sempre destes preliminares, mesmo que teóricos). Primeiro, porque uma amiga minha teve uma filha de lindos olhos azuis e ninguém parava de repetir (eu incluída) o quão lindos e maravilhosos eram os olhos da menina. Ninguém parava de repetir o quão bonita será ela, a loucura que irá provocar nos rapazes, que logicamente não lhe resistirão, etc. E, depois, porque eu própria já dei por mim a pensar na cor dos olhos da minha bebé: serão azuis? Serão verdes? Serão castanhos? Podem ser de qualquer uma destas cores, porque na nossa família há cores para todos os gostos. Dei por mim a desejar ardentemente uns lindos olhos azuis. Mas ao mesmo tempo, fiquei a pensar: “e castanhos, porque não? Serão menos nobres ou menos merecedores?”. E decidi – como se estas coisas se pudessem decidir – que serão castanhos os seus olhos, como os meus, e que serão lindos na mesma. Nem melhores nem piores que uns olhos azuis ou verdes. Sim, porque parece que afinal ninguém deseja uns olhos castanhos para os filhos. Há sempre o desejo incontrolável de que a criança vá buscar aqueles olhos da tia-avó materna Rosa, ou do bisavô João do lado do pai, ou aqueles olhos do primo em sexto grau Adalberto. Pois eu não, decidi ser do contra e que quero uns olhos castanhos como os meus. Vale o que vale (ou seja, NADA), mas acredito que uns olhos castanhos podem ser quentes. Hipnotizadores. Desafiantes. Magnéticos. Meigos. Ou doces.

E escrevo este Manifesto pelos olhos castanhos, para que todos te elogiem à nascença, minha pequenina cookie, mesmo que não nasças com olhos da cor do mar, ou do céu, ou das paisagens verdejantes de perder de vista. Escrevo este Manifesto pelos olhos castanhos, para que todos os bebés que nasçam com a cor de 90% dos olhos dos portugueses, se sintam igualmente originais, e únicos. Porque os Coldplay podem não contar os “Brown eyes”. Os Delfins podem não cantar a “cor castanha”. Mas canto-a eu. Em defesa da igualdade dos direitos aos olhos castanhos.

15 comentários:

  1. JoanaS23:33

    Eu acho que os olhos castanhos conseguem ser mais meigos e mais expressivos. A minha irmã mais nova tem olhos tao escuros e tão lindos! E pensemos no exemplo da Catarina Furtado, tem um olhar lindíssimo!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:39

    Não importa tanto a cor mas sim o formato dos olhos e umas belas pestanas. Já vi pessoas com olhos azuis e verdes e tinham uma forma triste, não aqueles olhos sorridentes e penetrantes....ouve a música de Francisco José "Olhos Castanhos ", sempre gostei de ouvir sobre os olhos castanhos (porque eu também os tenho) :)

    beijinhos Ana Pereira

    ResponderEliminar
  3. Uns olhos castanhos cor de amêndoa são bem bonitos! ;)
    Eu tenho olhos verdes e adoro a green eyes dos coldplay :P

    ResponderEliminar
  4. Telma12:17

    Tenho olhos azuis e toda a minha família os tem claros. Talvez por isso (para mim são esses os vulgares) não acho os castanhos menos especiais. Normalmente o que me força a elogiar um par de olhos são as longas e escuras pestanas que sempre desejei ter!

    ResponderEliminar
  5. "... teus olhos castanhos de encantos tamanhos..." há quem cante sobre os olhos castanhos tambem

    ResponderEliminar
  6. Cristina Martins16:49

    A cor dos olhos não é tudo: Há pessoas com olhos azuis (ou verdes) que não são bonitas, apesar da cor dos olhos. Diria mesmo que são é feias.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:46

    Eu estou à espera que a minha menina venha com uns olhos castanhos escurissimos!!!

    Penso muitas vezes como é que ela será!!! a cor da pele, dos olhos, o cabelinho, etc!!!

    Espero uma carequinha com uns olhos bem escuros :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:00

    Por acaso já dei por mim a pensar nisso quando vejo pessoas bem feias, louras e de olhos/azuis :P depois rio para mim mesma ao pensar nos blind dates: 'ah, e tal, tenho olhos azuis..." e a outra pessoa a construir toda uma imagem 'diferente'!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:39

    Olhos Castanhos
    Francisco José

    Teus olhos castanhos
    De encantos tamanhos
    São pecados meus,
    São estrelas fulgentes,
    Brilhantes, luzentes,
    Caídas dos céus,
    Teus olhos risonhos
    São mundos, são sonhos,
    São a minha cruz,
    Teus olhos castanhos
    De encantos tamanhos
    São raios de luz.

    Olhos azuis são ciúme
    E nada valem para mim,
    Olhos negros são queixume
    De uma tristeza sem fim,
    Olhos verdes são traição
    São cruéis como punhais,
    Olhos bons com coração
    Os teus, castanhos leais.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:46

    Olhos Castanhos - Francisco José/Fafá de Belém

    Brown Eyes - Destiny´s Child

    Brown Eyes - Lady Gaga

    Olhos Castanhos de Alguém - Jads e Jadson

    Olhos Castanhos - Daniel Peixoto

    ResponderEliminar
  11. Pipa,

    Deixo-te aqui um musica que adoro :) - Van Morrison - Brown Eyed Girl
    http://www.youtube.com/watch?v=Q-Jylprbkk0

    CS

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:29

    Ola Andreia, apesar de não a conhecer tenho de lhe dar razão, vi o link k publicou e esse mocinho tem uns olhões atlanticos infinitos, e é bonito ahhhh .......

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:20

    vejam a opinião da equipe Most Beautifull Eyes

    http://www.theperfecthumanface.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Renato Russo, músico e compositor brasileiro canta em uma de suas músicas dizendo que a tempestade que chega é da cor dos olhos castanhos... Os olhos castanhos são mais comuns, não menos bonitos, e nós muitas vezes não nos damos conta disso.

    Meu filho tem olhos negros, pretos mesmo. Quase não se vê a pupila. Eu esperava que ele tivesse olhos verdes como sua tia, minha irmã, ou como seu avô, meu pai, mas hoje não queria que ele não tivesse estes dominantes e expressivos olhos negros.

    ResponderEliminar