terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quem quer ser mais elástico?

A semana passada decidi experimentar uma aula de yoga. Sempre me disseram que, quem não tem cão, caça com gato, por isso pensei que, se não podia correr, havia de por este corpinho a mexer na mesma, nem que fosse a dobrar-me toda em posições com nome de flor em cima dum tapete. Cheguei à aula de yoga e vi um grupo enorme de pessoas com ar muito compenetrado e profissional. Temi não acompanhar o nível daquela aula. No entanto, acabou por correr tudo bem e surpreendi-me com a minha própria elasticidade, pois pensei que, estando parada há algum tempo, e com mais perímetro abdominal, já não fosse possível agarrar os meus pés da mesma forma, tocando com a cara nos joelhos esticados. E estava eu toda contente comigo mesma, a sentir-me uma plasticina humana, quando o professor nos mandou replicar uma nova posição, que consistia em deitarmo-nos de barriga para baixo no tapete e agarrarmos os pés por trás das costas, até nos esticarmos em forma de cesto humano. Ainda tentei fazer, mas comecei a sentir-me mal por estar completamente em cima da Cookie, e optei por chamar o professor discretamente à parte, para lhe perguntar se, estando “em estado de graça” (adoro esta expressão!) aquela posição não seria arriscada. Acenou-me que sim e sugeriu-me uma alternativa. E o resto da aula lá correu serena e tranquilamente, sem grandes dificuldades. Acontece que, no final da mesma, o professor decidiu chamar-me, enquanto eu me calçava.
- Então está grávida??!, perguntou-me, com ar de felicidade, como se fosse familiar próximo.
Acenei que sim.
- E sente-se bem?? Feliz??
- Sim, muito bem. E fiquei contente por continuar a ter elasticidade. Estava à espera de não conseguir fazer tanto, hoje.
- Pois tem elasticidade!… Sabe porquê?

(E foi aqui que eu me arrependi solenemente de me ter denunciado. Nota importante: o resto das pessoas continuava por ali a calçar-se e a arrumar os tapetes)

- … Porque isto é a sua bacia. (e exemplificou com as mãos) E a sua bacia vai expandir-se. AssimVai expandir-se até deixar sair o bebé. O seu corpo está aos poucos a abrir-se. É um processo natural. E, neste processo, todas as articulações estão a acompanhar o movimento da bacia, e estão a alargar-se. Por isso é que se sente mais elástica. É normal. É o seu corpo a preparar-se para expulsar o bebé. Assim. Repare.
E eu não sou nada esquisitinha. A sério que não. Raramente alguma conversa me mete impressão. Mas aquela demonstração do meu corpo a expandir-se como uma massa gelatinosa, com a bacia a alargar para expulsar um pequeno ser… hmmm… Como dizê-lo? Não foi a imagem mais apelativa do mundo. Nem era o que esperava retirar duma tranquila e zen aula de yoga, Principalmente porque tinha uma plateia à minha volta a ouvir aquela animada descrição da minha bacia em expansão. Não… Prefiro continuar a pensar em mim como uma contorcionista sexy que propriamente como uma bacia humana a expandir-se. Pode ser, senhor professor?

9 comentários:

  1. Anónimo12:31

    Ui...que filme!!! E pode continuar as aulas de yoga? Ou terá de ir para aulas de yoga para grávidas? O que lhe disse o professor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse que posso continuar a ir àquela aula. O médico confirmou e até aconselhou manter algum exercício, se me faz sentir bem.

      Eliminar
  2. Anónimo22:13

    E o tema do parto assusta-a? Eu estou gravida de 5 meses e é um assunto que me stressa!!!
    ja perguntei à minha médica :"acha muito prematuro começarmos a falar do parto às 13 semanas?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assusta-me menos que andar de avião. :P Vejo o parto como uns minutos necessários para a maior magia do mundo. E preferia ter três partos seguidos que andar 8 horas de avião. Claro que talvez isto mude depois do parto... ;) Porque a assusta assim tanto??

      Eliminar
  3. Muitos parabéns, Pipa! Desejo-lhe as maiores felicidades. Ser mãe é a maior magia e a melhor coisa do mundo. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Ahahah :D Muito bom. Mas realmente o professor poderia ter sido um bocadinho menos gráfico e um bocadinho mais fofinho! ;)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  5. E agora que está tudo ok com a placenta, podes voltar a outro tipo de exercício como a corrida?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:14

    Eu sou anónima das 22:16, não estou a conseguir responder ao seu comentário, pelo que terei que criar um novo!!!

    Eu para além de ter medo do parto também tenho medo de andar de avião :P Por isso estou tramada!!
    Ainda não visitei NY precisamente por causa das horas de avião!! Pela europa ando mas com um calmante no bucho :)

    Eu aos 5 meses ja tenho curiosidade de saber como será a minha bebé, quando tiver o quartinho pronto, as roupinhas todas prontas, a barriga a pesar, as dores de costas a apertar, não conseguir dormir, acredito que a coisa que eu mais quero é ir para uma sala de partos conhecer a mnh bebé (mas só a conhecer em abril, antes não)!!! Espero que o medo desapareça por essa altura...



    ResponderEliminar
  7. Nem imaginas o que acontece o teu fígado e baço ;)

    ResponderEliminar