quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A polémica sobre o dar de mamar em público

Ontem publiquei esta notícia no Facebook do blog, longe de imaginar que seria tão comentada e que levaria a tantas opiniões diferentes.

Basicamente, Louise Burns, uma jovem mãe de 35 anos e com três filhos, estava a amamentar a sua bebé mais nova, de 12 semanas, num "luxuoso hotel de Londres", quando o empregado lhe veio pedir o favor de se cobrir com um guardanapo de pano. A justificação foi que poderia ofender alguém presente no hotel. A mãe diz que se sentiu humilhada, incomodada, teve vontade de chorar e quis levantar-se para ir embora. Colocou fotografias no Twitter a explicar o sucedido e acrescentou que ninguém devia fazer alguém sentir-se dessa maneira, porque as mães já se sentem pressionadas a dar de mamar e que, no caso dela, era até a primeira vez que estava a conseguir fazê-lo sem problemas. Na sua conta do Twitter recebeu comentários como: "Se não gostas do que eu (como mãe) estou a fazer, não olhes. É uma atitude de 1920". Entretanto, o hotel pediu desculpas e disse que até apoia a amamentação.

Ora, eu tenho a impressão que, neste tipo de notícias, se misturam sempre vários temas. Em primeiro lugar: as mães afinal sentem-se pressionadas a dar de mamar? Acredito que sim, nas primeiras semanas do bebé, mas acredito também que a corrente oposta está em notório crescimento, incentivando-se a independência da mãe e o recurso ao leite em pó desde muito cedo. Assim, apesar de a Organização Mundial de Saúde aconselhar a amamentação exclusiva do bebé até aos seis meses, e a amamentação parcial até aos dois anos, tenho ideia que vivemos num país em que poucas mães cumprem esta recomendação, até porque, na maioria das vezes, têm que começar a trabalhar antes dos seis meses. Olhem à vossa volta: quantas mães conhecem que levaram à letra aquela diretiva e deram de mamar até aos dois anos? Parece-me que houve uma inversão na mentalidade e que hoje se encara como "estranha" quem continua a dar de mamar após uma certa idade (ouve-se muito dizer "o filho já tem dentes e ela dá de mamar, que horror!"). Concluindo, acho que pode haver uma pressão inicial - a sociedade tende a considerar melhor mãe quem dá de mamar no primeiro mês ou dois, é verdade-, mas depois essa pressão dilui-se, chegando ao ponto oposto de se considerar contra natura quem continua a dar de mamar após os seis meses.

Em segundo lugar, vem então a questão que se levanta nesta notícia: dar de mamar obriga a alguma discrição? E é aqui que julgo que as opiniões divergem mais. Eu considero que sim. Sei que muita gente discorda de mim neste ponto. Mas passo a explicar. Para mim, sendo a amamentação indiscutivelmente um gesto bonito, que deve ser incentivado (nomeadamente pelas entidades empregadoras), e natural, é, no entanto, também um gesto íntimo, um gesto que deve ser apenas da mãe e do filho. Praticamente ninguém, muito menos gente estranha, deve participar/ assistir ao momento. Já dei de mamar em público, tive que dar, mas optei sempre por me/nos cobrir com um pano para preservar esse momento e resguardar-nos. Os outros vão achar repugnante ou nojento? Julgo que não, mas não é isso que está em causa. Vão ver a mama da mulher como algo sensual? Também julgo que não. Mas, para mim, o que está em causa é simplesmente uma confusão entre o que é natural - e a amamentação é algo natural - e aquilo que deve ser imposto a terceiros. Nenhum terceiro tem que ser obrigado a assistir a esse momento, que é exclusivamente meu e da minha filha. Se estiver em casa, é uma coisa. Quem lá está, se lá está, é porque já é alguém próximo. Na rua? Nos hotéis? Nos restaurantes? Aí, defendo a discrição, e porquê? Pensando no outro lado, ninguém tem que estar a almoçar e a ver a mulher ao lado a tirar as mamas para fora e a dá-las ao filho. Ora, os beijos são naturais e ninguém gosta de ver casais aos linguados no meio da rua, pois não? E são sinal de amor! Sei que pode parecer um exemplo descabido, mas no fundo é como dar de mamar: é um gesto de amor, deve ser incentivado, mas qual é o mal de se pedir que seja feito com algum recato? Há pessoas mais conservadoras. E tal como temos que respeitar as mães e os bebés, também podemos respeitar as tais pessoas mais conservadoras, pedindo-se alguma discrição no momento em que a mãe retira o soutien e começa a dar de mamar ao filho. Não vejo nisso algum tipo de humilhação. Pelo menos eu, que sempre o fiz, nunca me senti humilhada. Senti-me, isso sim, resguardada no momento a dois com a minha bebé.

PS: Vendo as fotografias que a visada da notícia colocou, parece-me que realmente já estava a ser discreta, não se vê nada com a camisola. Mas pode haver pessoas com outras religiões e culturas que considerem um atentado ao pudor, mesmo assim. Como dizia alguém na página do facebook, e muito bem, importa sempre lembrar que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros...

4 comentários:

  1. Anónimo12:20

    Acho que estamos a confundir coisas..eu não me imagino a dar de mamar em público sem, no mínimo, uma fralda...mas isso é porque eu quero!!! Estar num hotel a dar de mamar discretamente e virem com um guardanapo para me cobrir acho uma atitude bastante radical para um gesto tão normal...que seria melhor cobrir-se: SIM; q irem com um guardanapo pedir para se cobrir é sensato: NÃO DE TODO...tornou-se ridículo!

    ResponderEliminar
  2. Exageros...concordo com o que dizes...eu por mim só nunca dei de mamar em publico porque nunca achei que alguém fosse achar piada a ver-me aos pontapés à mesa mais próxima (sim dar de mamar era para mim algo muito doloroso e muito pouco idílico era o momento onde se misturavam literalmente lágrimas, leite e sangue)!
    E se em ultimo caso tinha de acontecer fora de casa a fraldinha de pano andava sempre connosco:)

    jinhoooooosssssss

    ResponderEliminar
  3. "Praticamente ninguém, muito menos gente estranha, deve participar/ assistir ao momento. Já dei de mamar em público, tive que dar, mas optei sempre por me/nos cobrir com um pano para preservar esse momento e resguardar-nos."

    Esta tua frase resume o que eu penso do assunto ;)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que deve existir algum recato. Como dizes ninguém tem de ser obrigado a ver um casal a dar um linguado ou uma mãe com as mamas à mostra. Bom senso acima de tudo.

    ResponderEliminar