terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lisboa menina e (duas) moça(s)

Há dias em que venho aqui ao blog, escrevo, escrevo, escrevo. E depois apago tudo, fecho a página e vou embora. Para que é que faço isso, então, perguntarão vocês e bem. Por necessidade de desabafar, respondo eu. A verdade é que adoro escrever e é sempre um pouco terapêutico. Só que, por vezes, o texto é tão pessoal que dou por mim a pensar "não, não é o sítio certo". Estabeleci desde o início, para mim mesma, o limite de informação pessoal que iria disponibilizar aqui. Assim, optei por nunca falar do meu emprego. Achei que nada iria acrescentar ao que por aqui se discute. Da mesma forma nunca aqui disse de onde era. Onde vivia. Tentei sempre não me localizar geograficamente. Parecia-me irrelevante para quem me lia saber se afinal eu era de Faro, Beja, da Guarda, Aveiro ou de Bragança. Só que hoje... Hoje apeteceu-me quebrar esse limite e localizar-me no mapa. Porque é só o mapa que me ocupa hoje o pensamento. Hoje faz um ano que voltei para Lisboa. Hoje faz um ano que acordei em pleno Chiado, desci até ao metro, cruzei-me com mil rostos novos e subi para a superfície na Duque d'Ávila. O sol brilhava, o céu estava mais azul que nunca. Hoje faz um ano que Lisboa amanheceu linda e soalheira. E eu vesti-me com cores fortes e vibrantes também, eu própria cheia de vida como há muito não me sentia. Hoje faz um ano que tudo (re)começou. E enquanto passeava Duque d'Ávila fora, em direção à minha nova vida, mal sabia que comigo passeava já uma nova vida também, dentro de mim, a pulsar e a crescer comigo. Hoje faz um ano. Apenas. Parece muito mais. Talvez porque já somos mais deste lado, enquanto escrevo isto. Talvez porque calhou hoje ter que escrever isto a trezentos quilómetros e não em plena Duque d'Ávila. Faz hoje um ano que voltei para Lisboa. E já tenho saudades da cidade outra vez.

6 comentários:

  1. Não me digas que és como eu, que passo a vida a fazer A1 em trabalho, entra Porto/Lisboa, apesar de Lisboa ser a minha cidade (onde nasci), à 10 anos que o Porto também está no meu coração.
    Por isso digo sempre, que preciso viver as duas cidades.

    ResponderEliminar
  2. Em Junho de 2015, cruzo os dedos, também eu acordarei de vez em Lisboa, já não só às corridas, não só nas férias. Quero voltar para a minha cidade, a minha casa, o meu rio, a minha luz e a chuva que por aí não vos larga.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:27

    Por acaso imagino sempre que a Pippa vive em Lisboa mas é do Porto...e um dia vou gostar de conhecer a "cara". Não por ser mais uma blogger mas porque adoro o que escreve e muitas vezes identifico-me de tal maneira que parece que somos amigas...Continue sempre a inspirar-nos com a sua escrita e imaginação;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:17

    Sempre tive a ideia que era do Porto e, em algumas fotos, parecia que vivia perto do meu local de residência, a Senhora da Hora. Depois "vi" pelas leituras que se tinha mudado para lisboa.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma nortenha na capital? Join the club :-)

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que és do norte, tal como eu :)

    ResponderEliminar