quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dos fins-de-semana bons

O fim-de-semana passado teve, a dada altura, todos os ingredientes para correr mal, muito mal: por imprevistos de última hora, uns amigos nossos que se iam juntar a nós, viram-se impossibilitados de o fazer e demos por nós, de repente, em plena A1, a mais de 100 kms de casa e sem planos nenhuns, nem ideias quanto a destinos. Como íamos ficar em casa desses amigos, ficámos sem nada programado dum momento para o outro. Continuamos? Voltamos para trás e regressamos a casa? Foi então que me lembrei - "e as aldeias do xisto? Podíamos dar um saltinho a essa zona!". A verdade é que sempre tive curiosidade de conhecer as famosas aldeias. E pensava, na minha inocência, que eram duas ou três aldeias, muito alinhadas lado-a-lado e a ocupar uma reduzida área. Quando percebi, a pesquisar na internet, que afinal eram VINTE E SETE, espalhadas entre Coimbra e Castelo Branco, engoli em seco. Mas nem isso me demoveu. A escolha acabou por ser fácil: escolhemos uma das primeiras que apareceu no Google e que, por acaso, era também a mais próxima de nós e tinha estadia e refeição com desconto num desses sites próprios de descontos coletivos (€55 com dormida, jantar e pequeno-almoço para dois. Nada mau, pois não?).

Assim, lá rumámos para a bela da aldeia de Gondramaz. E que bela descoberta! A casa ("Pátio do Xisto") era acolhedora, enorme, com três quartos, cozinha equipada, jantar com salamandra, pátio, e ficámos lá só os três. À noite, no restaurante, fomos recebidos pela D. Lúcia que nos serviu uma chanfana, o prato local. Nunca tinha comido e fiquei fã (ok, fiquei menos fã quando soube que era feita de cabra velha, mas aí já estava de barriga cheia e satisfeita da vida). Depois, provámos ainda um bolo de dióspiro (também nunca tinha comido) e ficámos à conversa umas boas horas com a D. Lúcia e com outros casais ali presentes hospedados noutras casas. Não é incrível como parece que, nos lugares mais calmos, o tempo parece ser mais gentil e abrandar? No fim, a percorrer as ruas da aldeia, ainda procurámos a raposa que, pelos vistos, ali vive e foi praticamente adotada pelos locais. Infelizmente não a chegámos a ver. No dia a seguir, acordámos com as galinhas (ok, eram 9h30, mas ao domingo parece muuuuito cedo) e fomos tomar o pequeno-almoço a que tínhamos direito, virados para a encosta.

Foi ali que nos disseram que devíamos visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã. Descreveram-nos aquilo basicamente como sendo "giro", por isso, como não tínhamos planos alternativos, lá fomos, mas sem grandes expectativas. Eu confesso que estava a contar com meia dúzia de bicharocos espalhados por pouco mais de 10m2. Mais uma vez enganei-me e muito: tem 33.000m2 (!!) com ursos pardos, lobos, raposas, gamos, veados, linces e muitos muitos mais. Andámos 2 horas e sempre a passo ligeiro, sem demasiadas contemplações (mais porque a Constança pesa muito, e ia pendurada no marsúpio). E gostei ainda especialmente deste projeto que li no panfleto que nos deram à entrada. No fim, queria muito andar a cavalo no picadeiro (dá para andar a €2), para matar as saudades, mas o instrutor já tinha ido embora quando lá fui comprar o bilhete. Por isso, acabámos a fazer o quê? A comer. Onde? No Museu da Chanfana. A cabra velha parecia perseguir-nos. O fim-de-semana acabou por ser bom. Muito muito bom. E deixo aqui praticamente todo o roteiro que fizemos, caso o programa interesse alguém. Quanto a mim, regressei a casa mais feliz. Com a sensação de ter estado três ou quatro dias fora em vez de dois. E a sensação boa de ter aproveitado realmente o fim-de-semana, coisa que raramente acontece...

3 comentários:

  1. Que bons esses fins-de-semana. E que bons os planos que se desfazem e dão lugar a imprevistos melhores. Das aldeias de Xisto, já estive no Piodão e gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:58

    Qual foi o site onde encontrou a promoção?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.yupideal.com/deals/viagenslisboa/lousa-1-ou-2-noites-jantar-em-aldeia-do-xisto/p-33676 Foi este ;)

      Eliminar