quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sou só eu que já não consigo ler o nome "Sara Carbonero"?

Ai a Sara Carbonero não quer mudar-se para o Porto.
Ai a Sara Carbonero prefere Madrid.
Ai a Sara Carbonero disse isto.
Ai a Sara Carbonero disse aquilo.
Ai temos que mostrar à Sara Carbonero o valor do Porto.
Ai temos que mostrar à Sara Carbonero que o Porto é que é.

Mas quem é a Sara Carbonero neste mundo? Falo a sério. O que nos interessa a opinião dela? É alguém cujas opiniões sejam relevantes para os portuenses ou para o resto do país? Não me levem a mal: a jornalista até pode ser alguém com um Q.I. muito acima da média, viajada, inteligentíssima e culta, com gostos requintados e apurados, mas até hoje nunca a ouvi dizer nada que me parecesse relevante, por isso, é-me totalmente indiferente que goste ou não do Porto.

Além disso, todos sabemos que o Porto esteve, até muito recentemente, envolto em mitos vários, como por exemplo: é uma cidade cinzenta, velha, degradada, em que só se fala do FCPorto, está sempre mau tempo, as pessoas comem francesinhas todos os dias ao almoço, que intercalam com tripas ao jantar, falam à "Puarto", com palavrões, vivem todas na Ribeira e são comandadas pelo Pinto da Costa. Mas não. O Porto tem conseguido revelar, nos últimos tempos, que é muito, muito mais. E tenho a certeza que todos estes mitos têm vindo a ser desfeitos e a imagem que passa lá para fora está, lentamente, a mudar.

O Porto é luz, é rio e mar, o Porto é, como canta o Rui Veloso, "da Ribeira até à Foz", é gente nova e empreendedora que enche as ruas cheias de História com futuro e planos, o Porto são as fachadas que ganham vida nova de dia para dia, o Porto é a Universidade e os seus estudantes, não é a Sara Carbonero, porque para cada Sara, há mais de dois milhões de apaixonados pela cidade. E eu, não tendo nascido no Porto, faço parte deste número.

4 comentários:

  1. Anónimo13:17

    Querida Pippa,
    Senti-me um pouco desiludida com este seu texto. Tenho o maior respeito pelas suas opiniões, mas desta vez tenho que discordar consigo em alguns aspectos.
    Em primeiro lugar, sim, é verdade, a opinião da jornalista Sara Carbonero é irrelevante para os portuenses ou para os portugueses em geral. No entanto, o que está em causa não é a opinião da Sara Carbonero, mas sim alguém com uma certa visibilidade (que tanto podia ser a Sara Carbonero como outra personalidade qualquer) ter supostamente feito comentários que tocaram e entristeceram os portuenses. Foram ditas coisas que, sendo estereótipos ou não, deixam qualquer povo triste e, como é costume do povo portuense, este uniu-se na sua defesa. Mais do que isso, pela primeira vez, o país inteiro uniu-se para defender a cidade do Porto, para se defender a si. Para mais uma vez tentar mostrar o que de bom temos, que não somos apenas o "jardim à beira mar plantado" na cauda da Europa, atrasados e incapazes, como muitos europeus ainda pensam. E isso pode ser completamente irrelevante para o bem-estar do nosso país, mas, se moderado e com humor, é muito bonito e é uma das características que nos diferencia.
    E desculpe, mas, sendo do Porto, não posso deixar de reparar que francesinhas se escreve com s.
    Desculpe o comentário tão longo.
    Um beijinho,
    Inês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,
      eu adoro que todos se tenham unido em defesa do Porto. O que acho é que o Porto nem precisava de defesa, porque praticamente "fala" por si e não se pode deixar abalar por comentários destes. De certeza que a Sara vai acabar por adorar viver cá e rapidamente muda de ideias! ;) Quanto às franceSinhas, obrigada pela correção, já alterei. Hoje prometo que janto já uma bela duma FRANCESINHA para me penitenciar ;)
      beijinho

      Eliminar
    2. Anónimo21:13

      Pippa,
      Concordo, não precisa, mas não deixa de ser uma coesão bonita!
      Para uma bela francesinha, tem que vir ao Porto! :p
      Beijinhos,
      Inês.

      Eliminar
  2. Não percebo qual é o problema em a rapariga não querer ir para morar para o Porto... Ela nem tem que vir.

    ResponderEliminar