terça-feira, 12 de abril de 2016

Compras embaraçosas #2

Vou à Bertrand. Ando curiosa a pensar em como é que aquele livro, emprestado por uma amiga há um ano, continuará. Decidi comprar a sequela. Sempre é uma maneira de ocupar o tempo que tenho passado em casa. Foi dos livros mais mal escritos que já li, uma escrita muito básica, mas...  é como a "Casa dos Segredos" ou a "Quinta" - a dada altura aquilo é tão mau que até vicia! A Bibi fala mal, o Tiago quer ver a xaroca de outra, mas damos por nós colados e a querer saber se o Kévim vai salvar a relação e se o amor vai vencer (adoro esta frase)!

Pois então estou na Bertrand. Perdi o amor ao dinheiro. Passo pela parte da Literatura Lusófona. História. Filosofia. Procuro aquela capa cinzenta. Onde estará? Literatura Estrangeira? Chamar-se-á àquilo "Literatura, aliás?... Continuo a procurar. Cruzam-se comigo dois homens de meia idade, cada um com o jornal debaixo do braço. Param em frente a uns livros de fotografia a preto e branco. Parece-me Sebastião Salgado. Têm ar culto e falam com tom de voz grave e calmo. Continuo à procura, um pouco envergonhada. Não está aqui... Será que não têm...? O funcionário vem ter comigo e interrompe a minha vergonha:
- Precisa de ajuda?
- Não, obrigada!
Prefiro procurar sozinha, a vergonha é menor. Lá o encontro. A capa está em mau estado, com ar sujo, mas não vou protestar. Não está ninguém na caixa. Encolho-me e decido fazer um sprint. Chego à caixa, atiro o livro virado para baixo e o cartão multibanco, tudo ao mesmo tempo.
- Queria pagar, por favor.
- Boa noite! É só este livro?
- Sim...
- Já conhece o nosso livro do mês?
(Começa a descrever uma história inspiradora que ainda me envergonha mais, por comparação com o que vou comprar. Ao mesmo tempo, começa a limpar o meu livro, com cuidado. Decide que tem mesmo mau aspeto e vai buscar outro livro igual, mas com a capa em melhor estado. Que azar! Havia de me sair o empregado mais simpático e competente de sempre!)
- É para oferecer?
- É, sim!, minto com todos os dentes. Ou não, porque vou oferecer a mim mesma, certo?
- Quer talão de troca?
- Obrigada!
E fico a ver o candidato a empregado do mês a limpar o livro com todo o cuidado e a embrulhá-lo, o mesmo livro que daqui a dez minutos vai estar a ser rasgado por mim em casa... Sou má pessoa, sou má pessoa... Mas que querem? A vergonha é maior que eu! E vou, assim, para casa, com a sequela do "Cinquenta Sombras de Grey", na mão, embrulhado como se fosse para oferecer a alguém.

Sou a única? Já alguém teve vergonha de comprar um livro?

8 comentários:

  1. eu li na net para não passar pela vergonha de ser licenciada em literatura e andar a ler isso para passar o tempo...

    ResponderEliminar
  2. Ahahah adorei! Senti exatamente o mesmo, um livro muito (demasiado) mal escrito mas que queremos saber como acaba! E fiquei envergonhadíssima de ir comprar logo os 3 de uma vez! Mas optei por categorizar :p nem sempre podemos ler Saramago e cada coisa tem o seu espaço :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que não sentiria vergonha. Cada um lê o que quer, pelos motivos que quer.
    Tentei ler o livro na net mas não consegui. Já li coisas muitooooooo piores. Estão a ver o da Bruna Surfistinha? Também não consegui ler muito mas tentei porque vi o filme e gostei.
    Vi o filme As 50 Sombras de Grey (porque gostava do ator) e até não achei tão mau.
    Naaa, não teria vergonha nenhuma de o comprar. Essa agora.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho vergonha nenhuma, é um livro, cada um lê o que quer e pensem lá o que quiserem :P

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:56

    De facto muito mal escrito, romance de cordel.
    No entanto, li os 3 :P.
    Lá está, pelos mesmos motivos que os teus
    Só que os comprei online ;)

    ResponderEliminar
  6. A mim (felizmente ou infelizmente) ofereceram-me os três livros de uma vez :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda antes da moda dos livros de colorir para adultos estar ao rubro eu dirigi-me a uma Bertrand a pedir um livro para colorir para adultos. A empregada lá me levou a uma secção refundida em que ainda pouca oferta havia e a falar sobre como esta coisa de livros para adultos pintarem ainda havia de virar moda e que era uma moda estranha, porque raio um adulto iria querer pintar e bla bla. Eu calada fiquei, escolhi, pedi para embrulhar e cheguei a casa e desembrulhei e entreguei-me ao pecado juntamente com uns lápis de cor. Shame on me!!

    ResponderEliminar
  8. Compra na wook como e-book e assim não há cá vergonhas. Claro que em papel é muito mais tudo, mas na wook fica lá tudo escondido numa biblioteca virtual à qual só o próprio tem acesso. Não li nenhum das sombras e nem me sinto tentada, mas de certeza que já me encheu as medidas um qualquer livro mais básico :) guilty pelasures literários!

    ResponderEliminar