segunda-feira, 28 de março de 2016

Uma questão de peso

Apesar de ter feito exercício durante toda a gravidez (fui e estou a ser acompanhada por uma professora especializada em acompanhamento a grávidas e a recém-mamãs), a verdade é que não sou nenhuma Carolina Patrocínio e ganhei quase 14 kgs nesta gravidez. Consigo ser disciplinada no desporto, mas não sou consigo ter a mesma disciplina no que como, por isso, neste momento tenho 8 kgs (!!) que me separam do peso com que mais gosto de me ver: 58. É muito quilo para abater e muita banha da barriga para fazer desaparecer. Mas agora que a minha professora já me analisou os músculos da barriga e já adaptou os treinos abdominais à diástase de um dedo que me foi detetada, não me restam grandes desculpas para não fazer abdominais (adaptados) e queimar as gordinhas todas.

De qualquer maneira, mesmo com desporto, não sei se vou conseguir voltar a atingir aquele número. Fiquei mais pessimista depois de, há dias, estar a falar com uma amiga que também está grávida do segundo filho e que me dizia, depois de comparar muitas mães:

- Depois do segundo filho? Não tenhas ilusões! Recuperar a antiga cintura só é possível com lipoaspiração ou abdominoplastia! Podes ser disciplinada e passar fome, mas acredita que a cintura antiga não se recupera nem assim - só mesmo com cirurgia.

Fiquei com um misto de sensações: por um lado, parte de mim, a parte que devora doces todos os dias, sentiu-se derrotada - "vou ser um paralelepípedo para sempre! adeus, corpo de pera!". Se não me controlo a comer, como é que posso esperar milagres? Por outro lado, a outra parte de mim, a que adora desafios e que me fez estar a mexer o rabo menos de um mês após o parto, ficou com vontade de provar que não é bem assim - é possível recuperar-se a antiga silhueta depois do segundo filho só com exercício e boa alimentação!

Eu sei que o peso é muito relativo e que não devia estar apenas focada nos 58 kgs. Sei que o importante é sermos saudáveis e olhar mais para os índices de massa gorda e magra, por exemplo. Mas neste momento é esse objetivo que tenho em mente: 58. Porque é mais fácil focar-me num número. Sim, quero muito recuperar os 58 kgs que já tive (parece que foi noutra vida), de preferência com a cintura que tinha antes. Espero conseguir chegar lá com os exercícios que tenho feito, mas vou tentar também controlar aquilo que como. Tenho a teoria das consultas de nutrição que tenho, falta-me a força de vontade. Vou partilhando com vocês esta jornada. Sei que assumir publicamente os objetivos ajuda-nos a manter o foco, por isso, decidi hoje escrever este post, com a antecipada promessa de ir atualizando, quer consiga quer não. A vergonha na cara de não conseguir deverá dar algum incentivo extra!

Que a Força (de vontade) esteja comigo! ;)

4 comentários:

  1. Não ligues ao que dizem. Nem todas as pessoas reagem da mesma forma, os metabolismos e os corpos são diferentes. Força de vontade acima de tudo ;) controlar a alimentação custa. Para mim, custa bastante! Sou super gulosa. Gosto muito de comer. Mas estou focada num objectivo também e tenho sido bem sucedida até agora. É para continuar. Nós conseguimos ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite! Qual o contacto da professora que detectou a diastase?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:41

    Não ligues ao que te dizem, Pippa! Cada corpo reage de maneira diferente. Eu, por exemplo, tenho filhos de idades próximas e na gravidez do segundo engordei 18 quilos e recuperei o meu peso sem sacrifícios e zero exercício. Só noto mais flacidez na barriga, mas isso é falta de exercício. Nunca fui magra. Pesava 64kg antes de ser mãe, atingi os 58kg após ser mãe. No meu caso, amamentar ajudou muito a recuperar o peso. Tudo volta mais ou menos ao normal (menos as mamas, no meu caso). Bjs

    ResponderEliminar
  4. Joana15:53

    Não sei já ouviste falar da Kayla Itsines, uma guru do fitness australiana.
    Ela tem um plano de 12 semanas (que acabando podemos e devemos recomeçar) que inclui a chamada reeducação alimentar (ser cortes dramáticos de hidratos de carbono) e um plano de exercícios que consiste em 28 minutos de exercícios localizados por semana e outras 3 vezes de caminhada de 30 minutos. Posso-te dizer que, pensando em 28 minutos de exercício, que ainda por cima estão divididos em duas séries de 7 minutos repetidas duas vezes, pensamos que será algo super fácil, mas ao fim dos primeiros 7 já estamos de rastos. É, de longe, o exercício mais cansativo que já fiz - como se costuma dizer, até fico a sentir músculos que não sabia que tinha.
    Mas bem, o plano (alimentar + exercícios) custa uns 90 dólares, mas facilmente o encontramos a 5 dólares ou menos no ebay (é um longo pdf, mas com muito fácil de ler e intuitivo, a maior parte das paginas são mesmo do glossário dos exercícios).
    No instagram dela @kayla_itsines aparecem imensos antes e depois de quem segue o plano, e nos últimos tempos há imensas recém-mamãs a mostrar a sua evolução - lembro-me por acaso de uma, há uns meses, que ia mostrando precisamente como os músculos da sua parede abdominal se iam juntando novamente.

    Experimenta um dia, só para teres uma ideia ;) https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/8b/79/ab/8b79ab2d5f7095d9cfa24be5c19dd203.jpg

    ResponderEliminar