terça-feira, 17 de setembro de 2024

Os Nossos Filhos

Os meus filhos têm, neste momento, 8 e 10 anos. Quem segue este blog desde o início acompanha-me desde os tempos em que ainda sonhava em ser mãe. Pois é, o tempo voa! Ainda ontem descrevia o parto de cada um e hoje aqui estou eu a aprender a lidar com uma quase adolescente e um menino que ser o próximo Cristiano Ronaldo.

O Cristiano Ronaldo em potência é quase um clone dos meus gostos e comportamentos de criança, ainda que com testosterona à mistura. Mas a quase adolescente é uma criança muito diferente da criança que eu fui. E inicialmente custou-me aceitar isso, porque instintivamente todos nós queremos moldar as crianças à imagem do que fomos. Não gosta muito de ler, foge da ginástica e adora volley (que era simplesmente o meu ódio de eleição!). Tentei durante algum tempo torná-la a criança que eu era, admito com alguma vergonha. Até que pensei "mas não é muito mais divertido incentivar uma personalidade tão complexa e diferente da minha?". E desde então está a ser tão mais fácil! Aprendo com eles todos os dias. Tento ensinar, mas têm ambos uma visão tão diferente que redescubro o mundo ao lado deles.

Por isso, o melhor conselho que tenho a dar a quem está a entrar nesta jornada da maternidade é: esqueçam os filhos que foram e aceitem os filhos que têm. Tudo é mais fácil assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário