segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ainda és desse tempo?

Hoje acordei a sentir-me cheia de energia (benditas seis horas de sono!!) e determinada, entre outras mil coisas, a por em dia a leitura dos meus blogs preferidos. E uma das vantagens de ler é que, estava a "nostalgiar-me" com este post da Loira (que não conheço pessoalmente, mas que me parece uma mulher cheia de graça) e lembrei-me dum episódio recente. Sim, porque às vezes ler e conhecer os outros, é conhecermo-nos também a nós mesmos e revivar a nossa própria memória.

Pois então aqui há meia dúzia de meses encontrei, num aniversário dum tio, uma cara familiar. Ela teria cerca de quarenta anos, era uma mulher bem parecida e com um sorriso simpático. Olhou para mim e eu olhei para ela. Desviámos o olhar. Eu conhecia-a, mas de onde? Voltei a olhar. Ela, talvez sentindo o olhar, olhou também. Sorriu timidamente. Eu respondi ao sorriso fazendo um sorriso "meio-termo", daqueles que servem para cumprimentar quem não temos a certeza se conhecemos bem ou não. Continuei a falar com as minhas primas e esqueci aquilo, talvez fosse apenas alguma amiga dos meus tios e já nos tivéssemos cruzado neste tipo de jantares. É, talvez fosse isso. Mas passado uns minutos, oiço um "Oláaa!! Já sei de onde a conheço! Bem me parecia!!". Olhei para trás.
- Foi minha aluna no secundário!
- Ahhh...!!
- Introdução às Técnicas de Informática.
- Sim!! Tem razão!
- Bem me parecia. Comentei com a sua tia que a conhecia e pelo seu nome cheguei lá.
- Oh professora, desculpe! Como estávamos noutro contexto não a associei ao secundário. Tem toda a razão, fui sua aluna.
E acrescentei, com toda a sinceridade, que a professora estava exatamente igual desde há dezasseis ou dezassete anos atrás. Conversámos um pouco, perguntou-me pelo meu percurso profissional, falámos da minha vida pessoal, da gravidez, etc, até que, a dada altura, comentei com ela:
- Professora, estava agora a pensar e julgo que a última vez que trabalhei com disquetes foi nas suas aulas.
- Disquetes...?
- Sim, e a última vez que trabalhei com o MS-DOS.
- Oh... ainda é desse tempo?
- Sim...
- Ai que agora fez-me sentir tão velha.
- Oh professora, não diga isso, se não, também me sinto velha...!

O que é certo é que, de repente, no meio de uma multidão de adultos e até crianças com iPhones e iPads com internet e wifi, fomos transportadas para esses longínquos anos 90, em que, se queríamos ligar-nos à internet, tínhamos que esperar, pois o modem demorava minutos a ligar e fazia imenso barulho - piiiii piiiii piiiiiiiiii. Fomos transportadas para esse tempo em que uma disquete servia apenas para guardar documentos em Word, PowerPoint ou Paint, em que uma música demorava dias a "sacar", em que as conversas se tinham no mIRC e em que cada página da internet demorava segundos a carregar. Esse tempo do MS-DOS, do C-dois-pontos-parágrafo.

Sim, sou desse tempo. E dei por mim a lembrá-lo cheia de nostalgia, como se lembrarão os nossos pais e avós do momento em que viram a primeira televisão a cores, o primeiro computador ou o primeiro telemóvel. Nostalgia, não tristeza ou saudades, porque felizmente sou do tempo em que tenho a certeza que sou mais feliz agora que aquilo que era nesse tempo que passou.

4 comentários:

  1. Obrigado por me fazeres sentir ainda mais velho. Eu sou do tempo das cassetes nos computadores. Agora haja alguém aqui abaixo que diga que é do tempo dos cartões perfurados.

    ResponderEliminar
  2. Oh, mas esse tempo até era giro! Aquela espera pelo conhecimento, aquelas páginas a abrir devagar... o dinheirão que se pagava por uma hora de net... Tudo isso tornava tudo muito mais precioso! Aquilo é que eram tempos. (not)
    Para não falar das cassetes regraváveis. Eu tinha umas que eram regravadas tantas vezes que se via o filme antigo atrás do que estava gravado. E os cds gravados da rádio, aquilo é que era qualidade de som. E pensar que vibrava a ouvir aquelas cassetes... É guardá-las todas para vender daqui a 20 anos. :D

    ResponderEliminar
  3. Tchiiii... como é que me fui esquecer das disquetes no meu post?

    ResponderEliminar
  4. Eu tb sou desse tempo! Do que me fizeste recordar! :)

    ResponderEliminar