segunda-feira, 13 de junho de 2016

Socorro, a minha filha vai para a Casa dos Segredos

A Constança, como qualquer menina de dois anos, adora o Canal Panda. E dentro do Canal Panda, adora o Panda propriamente dito, mas também adora o bando de amigos-animais que ele tem, todos com nomes interessantíssimos como Micas, Pintas, Kincas, Riscas, Cricas... Ok, este último acho que inventei. Adiante. A Constança adora o Panda, mas também não diz que não a uma sessão de cinema com o Ruca, a Abelha Maia, o Bing ou a Patrulha Pata. E o que é engraçado é que os pedidos vão mudando consoante o estado de espírito. Um dia é:
- Mamã! Pata!
- Patrulha Pata?
- Sim! Pata!
Mas no outro dia, se eu tento antecipar-me e sugerir a Patrulha Pata, já não serve:
- Não!! Bing!
- Não queres a Patrulha Pata? E o Panda?
- Não! Bing. Põe Bing.
E lá ponho o Bing. Bing esse que, passado dois minutos já cansa e é trocado, sem dó nem piedade, pelo Panda e os amiguitos todos:
- Pandaaa! Panda... Põe! (sim, porque as crianças têm o dom de estar sempre com a maior pressa e urgência, como se tivessem uma reunião importantíssima dali a 20 minutos e não houvesse tempo a perder, nem para pedir por favor e recorrer a essas delicadezas de quem está cheio de tempo).

Sim, a Constança é feliz com muitos programas do Panda. E é capaz de ver o mesmo episódio, se estiver para aí virada, 5 ou mais vezes seguidas. Ao ponto de eu já saber de cor algumas falas entre o Professor Ruben, a Dra. Marta e a Joana (os outros amigos são todos mudos), coisa de que não me orgulho.

De qualquer dos modos, a Constança não aceita qualquer programa. E não aceita ao ponto de ficar um pouco agressiva se insistimos com alternativas. Geralmente mostra o desagrado de forma sintética, com um perentório "Não!". Acabou de fazer dois anos, não é propriamente a rainha da dialética e da argumentação, como poderão imaginar. Só que, no outro dia, para além do "não", quis justificar a sua escolha, nitidamente a tentar aumentar os seus recursos verbais. O pior é que se inspirou, não nas palavras bonitas e eruditas que a mãe lhe tenta ensinar, mas sim nas palavras rudes que ouve o pai utilizar em dia de jogos de futebol:
- Queres ver a Masha e o Urso? Também é giro!
- Não!
- Oh... Não queres ver a Masha? Porquê?
- Não! A Masha é put@.
- Desculpa...?! A Masha é quê?
- Put@! A Masha put@!!

De maneira que meti a viola no saco e pus rapidamente no Panda. Ao mesmo tempo, tomei logo ali duas importantes resoluções de vida: não voltar a tocar no sensível tema da Masha (não enquanto tiver este episódio fresco na memória) e retirar os filhos de casa em dias de jogo. Isto sob pena de, daqui a uns anos, ser a feliz progenitora de dois filhos concorrentes da Casa dos Segredos 18, lado a lado com o Kevim, filho da Bernardina.

4 comentários:

  1. Ahahah, opa... desculpa, mas adoro! Quando são os filhos dos outros, tem uma piada do caraças :P

    ResponderEliminar
  2. O que eu me ri com este post! :) :)

    ResponderEliminar
  3. Está uma pessoa a preparar-se para dormir quando se depara com este post. Muito bom mesmo, obrigada pelas gargalhadas :)

    ResponderEliminar