quarta-feira, 6 de maio de 2015

Corro, logo existo

Comecei a correr por teimosia. Aos quinze anos descobri que tinha asma e julguei que não estaria talhada para grandes resistências. Durante uns anos, convenci-me que poderia praticar desportos como dançar e jogar ténis, mas teria que esquecer os de resistência, como correr. Até que mudei de médico e o novo alergologista desafiou-me logo, na primeira consulta, com algo do estilo - "Podes chegar onde os outros chegam. Tens é que treinar o dobro, porque os teus pulmões têm, neste momento, metade da resistência. Queres tentar?"

Eu quis. Nunca consegui resistir a um bom desafio. Na primeira vez que corri, no entanto, senti literalmente os pulmões a arderem. Achei que aquilo não fosse para mim. Até que, talvez embalada pelo crescente entusiasmo generalizado que, nos últimos anos, a corrida passou a merecer, dei por mim a insistir. A insistir. A insistir... Até hoje. Sei que continuo a não ser nenhuma atleta. Continuo a ter  tempos modestos e que não me permitem gabar. Faço geralmente entre 5kms a 7kms, não muito mais do que isso, a 11kms/h. Não participo em corridas. Não publico tempos e distâncias. Não tiro fotografias comigo equipada. Continuo a correr apenas para e contra mim. Para manter o equilíbrio. Para desanuviar a cabeça enquanto o corpo cansa, depois de um dia no registo inverso. E continuo a correr pelo menos duas vezes por semana para calar aquela vozinha pessimista que me dizia que não iria conseguir. E para lhe dizer que, como em tudo, "consegues tudo, basta primeiro querer. E depois trabalhar, trabalhar, trabalhar por isso. Um querer trabalhado é um querer conquistado".

3 comentários:

  1. O mais importante na corrida não é tanto a velocidade e a distância que corres, mas mais as pulsações a que levas o teu coração e durante quanto tempo as manténs. O mínimo para manutenção deve ser 2x por semana e pelo menos durante 20m. Em termos de pulsações deves treinar a 70% da capacidade máxima se quiseres fazer um treino aeróbio.

    ResponderEliminar
  2. E esse deve ser o motivo de fazer qualquer exercício para nos superar a nós próprios! Força!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:38

    11 km/h equivale a 5'27. Achas isso tempo modesto? Ai god, que eu estou mesmo muito mal então!!! :(

    ResponderEliminar