sábado, 13 de junho de 2015

O poder das críticas

Críticos. Todos nós somos bons críticos. Mas críticos de sofá. Quantos de nós não abrimos uma revista e dizemos mal da roupa desta, dos braços daquela ou da forma como aquele respondeu àquela pergunta? Quantos de nós não criticamos as mamas daquela, a gravata do outro ou a voz histérica desta, quando vemos um programa? No sofá, no conforto da casa, todos somos críticos. Todos temos opiniões fortes, espírito atento e não temos papas na língua. Difícil mesmo é encontrar alguém que saiba ser crítico... mas ao vivo, a cores e em frente ao visado. É preciso uma boa dose de ousadia. Ou amizade. Elogio todos sabem dar. Dizer olhos nos olhos "esses óculos ficam-te mal". Ou "estás mais gorda". Ou até "tens as pernas tortas". Isto é o difícil. É uma arte que poucos dominam. E à qual cada vez dou mais valor. Crescemos a ser elogiados por todos que nos rodeiam. É isso dá-nos confiança e motivação. Mas acredito que são as críticas (e não os elogios, por muito poderosos que sejam) que nos fazem crescer.

2 comentários:

  1. Anónimo21:19

    Concordo... as criticas construtivas fazem nos querer melhorar! Mas também há pessoas que tem muita dificuldade em elogiar, mesmo que seja mais fácil.. Ana

    ResponderEliminar
  2. Podemos dizer as verdades sem sermos rudes. Continuo a achar que a verdadeira crítica bem dita é a que diz o que pensamos sem magoar os outros. E isso é uma arte que um punhado de pessoas domina. "Com essas calças mostras mais que tens a pernas tortas" não é o mesmo que dizer "Essas calças não realçam as tuas pernas, experimenta estas". A assertividade é a mãe da sinceridade.

    ResponderEliminar