segunda-feira, 7 de julho de 2014

Qual é o teu talento?

Ando com uma angústia que não me sai da cabeça, depois de ter visto um daqueles típicos filmes de domingo à tarde rapaz-conhece-rapariga-que-namora-mas-no-final-de-sessenta-minutos-de-filme-descobrem-que-foram-feitos-um-para-o-outro-e-ficam-juntos-para-sempre. E a angústia nada nem a ver propriamente com o filme, cuja história ou protagonistas já nem sequer me lembro, mas apenas com uma única e concreta cena do mesmo. A dada altura, quase toda a família se encontra reunida em casa da protagonista e partilham um jogo com um rapaz: cada um costuma apresentar um talento aos restantes membros da família, numa espécie de teatro caseiro. E então há quem toque guitarra, há quem cante, há quem represente uma cena de um filme e há quem faça magia. Até aqui nada de especial. Correto...? Errado.

Foi exatamente aqui que comecei a matutar e a ficar angustiada. Se, de repente, fosse a uma casa em que tivessem este hábito e me chamassem para "atuar" sem ter qualquer instrumento à mão, qual seria o meu talento? Canto medianamente, por isso, não faria disso um talento. Danço também mediamente, por isso, idem, pouparia os demais convivas a três minutos de dança ou cantoria improvisada e atrapalhada. Depois de muito pensar, reuni dois tristes e vergonhos talentos, algo que acredito que nem toda a gente fará e que pudesse, por isso, ser minimamente surpreendente:
1. Poderia fazer uma ocarina com as mãos e imitar o som de pássaros (isto). Seria um momento deprimente, mas pelo menos parece-me ter o tal fator surpresa;
2. Poderia, em alternativa, escrever um texto ao inverso, da direita para a esquerda, e pedir depois a alguém que lesse tudo em frente a um espelho. Seria outro momento entediante, mas mais uma vez fator surpresa, certo?

A verdade é que continuo a pensar em "talentos" que estejam à altura do nome, mas... não me ocorreu mais nada. Tantos anos de vida, tanto tempo livre e parece-me que não desenvolvi nenhum especial talento. Não faço magia, não imito vozes, não faço formas com balões, não faço música com copos... Ai, maldito filme.

E vocês, quais são os vossos talentos?

6 comentários:

  1. Eu equilibro vassouras ou guarda-chuvas com os pés ou com o nariz. Há mais coisas, mas prefiro ficar por aqui.

    ResponderEliminar
  2. Acho que nenhum. Obrigadinha por me fazeres chegar a essa conclusão ;)

    ResponderEliminar
  3. Damnnnnnn...cá em casa temos jeito para pegar em músicas conhecidas e fazer letras ridículas. Ou então achamos que temos. Não ia ser bonito de se ver...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:31

    Eu faço tricô e croché ; são talentos à séria...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:21

    Humm... como te compreendo. Talento só se for para fazer playback no carro :P
    Ah, e sei cortar e pintar muito bem, sem cortar ou passar a linha preta, mas acho que isso é algo que se aprende nos primeiros anos de escola :/ ahahahah!!

    ResponderEliminar
  6. Dani*16:30

    Será possível que ainda não reparaste que tens um enorme talento para .. Escrever? A tua escrita é cativante, envolvente, imaginativa. inteligente. Pouca gente consegue escrever assim :) Se te chamarem para mostrar o teu talento, mostra lhes um texto teu ;) É surpreendente!

    Beijinho*

    ResponderEliminar