quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Querido, não mudei a casa

Sou saudosista. Muito. Tenho saudades de tudo e mais alguma coisa. Para quem me segue há algum tempo a temática já é recorrente, por isso, nada de novo. Apego-me a roupas - "estava com esta saia quando ouvi pela primeira vez aquela música, naquela sexta-feira, a jantar naquele restaurante" -, a cadernos - "ah esta anotação naquela aula, era terça de tarde e a seguir fomos à praia... estava tão apaixonada pelo X nessa altura... a D. namorava com o Y, a R. gostava do Z, ai que altura tão engraçada" -, a perfumes, a cheirinhos de cremes, a cds de músicas, a livros, a objetos decorativos, a fotografias, a malas,... A tudo. Tudo tem uma história, tudo é uma viagem gratuita no tempo que me faz recuar dez, quinze e vinte anos. Tudo tem um som, tudo tem um cheiro, tudo tem alguém associado. Tudo traz um sentimento agarrado. Sou saudosista e, por isso, quase todos os pedaços da minha casa contam histórias...

Os pedaços da minha casa contam histórias, sim. O problema é, aparentemente, só eu é as oiço. Assim, se ligarem o "Querido, mudei a casa", verão um programa dinâmico com paredes a serem deitadas abaixo, armários trocados em dois segundos e divisões a renascerem a dois segundos, como que por artes mágicas... Em minha casa? Em minha casa, se isto fosse um programa de televisão a dar em direto nos vossos lares, tudo se iria resumir a grandes planos monótonos e deprimentes duma pobre mulher sentada no chão a pegar em objetos e a parar dez minutos em cada um a decidir o destino a dar. Lindo, não? Ele queixa-se que assim é impossível remodelar a casa, porque agarro-me a tudo e digo que tudo é importante. Diz que sou pouco prática e que, por ele, metade das coisas iam para o lixo. Diz que me torno desarrumada nas mudanças. Eu prefiro dizer que sou saudosista. Sim, sou saudosista. É uma palavra mais bonita, não? E agora vou continuar a remodelar a casa (sim, a bebé cresce de dia para dia e precisa de mais espaço para ela), para não fazer jus ao título deste post...

1 comentário:

  1. Também tenho um problema assim...por isso foi este filme nas mudanças, um autêntico e doloroso Home Detox: http://daspalavras.blogs.sapo.pt/home-detox-ou-isso-nao-por-favor-4066

    São os objetos que trazem memórias e os que acho que as vão criar...mas que em boa verdade jamais usarei!

    ResponderEliminar