segunda-feira, 11 de maio de 2015

O padrinho de coração

Recebemos hoje uma péssima notícia: o padre da freguesia em que vivemos (não o padre que vai batizar, porque a Constança vai ser batizada noutra igreja e por outro padre) não aceitou o padrinho que escolhemos. Motivo? Apesar de ele, o padrinho escolhido, até ter casamento marcado pela igreja em setembro, já vive com a namorada. E fui eu que lhe disse isso, mas de forma totalmente inocente, pois estava a explicar ao padre que estavam ambos a trabalhar no estrangeiro e que vinham cá de propósito para o batizado. O problema foi que, no meio disto tudo, o padre bloqueou e só perguntou:
- Mas vivem lá os dois, é? Juntos?
- ... Sim, vivem lá, mas vão casar cá...
- Vivem juntos sem serem casados?
- ... Hmmm... A verdade é que nunca fui a casa deles, nem sei. Nunca vi... Não sei bem...
Percebi que o padre já não estava a ouvir nada do que eu dizia. Já não adiantava tentar explicar. Tinha ficado parado na parte de viverem os dois noutro país e não havia já volta a dar. Ainda tentei explicar que podiam comprovar que estavam a tratar do casamento, tentei explicar que seria um padrinho exemplar, tentei explicar que era tudo uma questão temporal (daqui a três meses ele está casado...!), mas nada resultou. Nada.

Conclusão: temos só uma madrinha. Ele só pode ser "padrinho de coração". Estou triste. Mesmo triste. Comigo, com a Igreja, com toda a gente que se pode afastar com este tipo de discurso... Pensei que já estávamos numa nova era da Igreja.

12 comentários:

  1. Devias ter mentido e dito que não vivem juntos, mas que se encontram frequentemente para mandar umas quedas. O importante é que não vivam juntos.

    ResponderEliminar
  2. Cada dia que passa a igreja (seja ela qual for) me diz menos!

    ResponderEliminar
  3. Na minha paróquia é a mesma coisa, mas sei de sítios onde não faz diferença. Também vai dos padres. Quando o meu irmão foi baptizado o padre da época deixou que o padrinho dele ainda não fosse crismado, mas quando foi a minha irmã já era outro padre e tivemos que esperar que o padrinho fizesse o crisma. São coisas que não fazem diferença, acho. Uma pessoa casada não é necessariamente melhor que alguém que apenas vive junto ou vice versa. O problema é que há padres que não têm sensibilidade nenhuma nem vocação.

    ResponderEliminar
  4. eu que não percebo nada do assunto, porque teve que ser o padre da freguesia a não aceitar o padrinho se nem vai ser ele que vai baptizar?

    ResponderEliminar
  5. No passado mês de abril fui madrinha do meu sobrinho. Como não sou crismada, o Padre impediu me de assinar no final, só o padrinho pode assinar. Fiquei para morrer qdo ele me disse isso na hora (pq ele sabia e até ali não tinha dito nada à minha irmã). Ironia das ironias, a minha irmã e o meu cunhado nem sequer são casados! E baptizaram o filho de 19 meses!!! Há maior hipocrisia que esta?????

    ResponderEliminar
  6. Tem vindo a mudar, devagarinho. Quando baptizei a minha filha mais nova foi um chilreio lá na minha aldeia porque tenho um filho de outra relação, nem sou crismada, nem casada pela igreja, o meu marido é ateu, jamais baptizado e totalmente descrente destas tontices. Claro que o padre nos negou o baptismo da criatura. Mas depois fui a outra paróquia e o padre não ligou nenhuma a estes pontos, só nos contou histórias bonitas, baptizou-a e vá, sejam felizes. Há padres muita bacanos. Há é ainda poucos. (se me perguntares porque baptizei os meus filhos, foi só pelos meus avós, muito católicos e crentes e practicantes e porque os fez felizes)

    ResponderEliminar
  7. Acho que tens de "mudar de freguesia" que tristeza.... -.-
    é por estas e por outras que cada vez sou mais descrente.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:35

    Que episódio lamentável.
    É assim que a igreja pretende chegar juntos dos mais novos e das famílias do século XXI?
    Sou católica só de batismo e casamento, de fé nem por isso, mas muitas vezes me envergonho de pertencer a esta religião de comportamentos tão hipócritas.
    Episódio lamentável.
    Tenha um bom dia e aproveite-o na companhia dos seus.
    Beijinhos
    Didi

    ResponderEliminar
  9. Mas os Padrinhos do meu filho foram aceites e não tinham nem crisma como viviam juntos sem serem casados, a unica coisa que na cerimonia nao puderam fazer foi acender a vela, acendeu o pai do menino, de resto ate assinaram no livro de testemunhas e tudo. Fala com o Padre

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:45

    A Igreja não começa e acaba nesse padre. Troca!

    ResponderEliminar
  11. Há muito a fazer. Por todos. Se a função dum padrinho/madrinha é ajudar os pais a educar uma criança na fé (não é substituir os pais caso morram), que sentido faz que os padrinhos não vivam de acordo com a sua religião? Que sentido faz ter um padrinho que não vai à missa, que não sabe rezar ou que prescinde do matrimónio e "faz vida de casado"? Porque é que achamos que as regras da igreja não são para seguir? Porque achamos que deve servir a nossa conveniência? E haver pessoas que, acusando a igreja de ser retrógrada, dizem-te que devias ter mentido?! A sério?!
    Fico contente que outro padre tenha aceite e compreendido a situação do padrinho. Mas fez um favor. E não a sua obrigação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:51

      Esta família é que fez o favor em continuar a aceitar este padre....
      Tenham um excelente dia e aproveitem ao máximo esta festa da família.
      Beijinhos
      Didi

      Eliminar