sexta-feira, 29 de maio de 2015

O susto de Cabo Verde #3

(Primeira parte: aqui; segunda parte: aqui)

E, a arrastar-me, voltei para o hotel. Sabia que o homem podia voltar a qualquer momento, mas não conseguia correr mais que dez metros seguidos. Não tinha forças. Ia olhando para trás, mas felizmente não o vi mais. Por isso, andei a passo rápido e, a meio, dava mini corridas de cinco ou seis passos. A dada altura, vi uma rapariga que vinha a correr na minha direção. Comecei a gesticular e a pedir-lhe por tudo que não continuasse. Eu devia ter um aspeto terrível e assustador, naquele momento, porque ela arregalou muito os olhos e ficou branca, enquanto eu falava. Aproximou-se, tocou-me ao de leve nos ombros, com ar preocupado, e juntou-se a mim no regresso ao hotel. Comecei a cair em mim e a ganhar consciência daquilo que tinha acabado de sobreviver. Ao mesmo tempo, comecei a ter medo de estar com um discurso e um ar de louca, por isso, quando cheguei ao hotel e vi dois polícias junto ao portão que unia a praia ao hotel, tentei descrever-lhes o que tinha acabado de me acontecer com a maior calma que encontrei. Talvez tenha sido até exagerada, a calma que chamei a mim. Mas, mais uma vez, e mesmo com toda a calma que tentei colocar na história, vi olhos a arregalarem, enquanto eu falava, e as mãos a aproximarem-se do meu ombro.
- Está bem?
Claro que não estava bem. Combinámos que eu ia chamar o meu marido e voltava já, para ir com eles, os dois polícias, procurar o tal homem. Enquanto virava costas, apercebi-me que os dois polícias com que tinha acabado de falar já estavam a fazer telefonemas. Como falavam em crioulo entre eles, não percebi o que diziam, mas pelo tom parecia que estavam a chamar reforços. Andei até ao quarto do hotel. E aí, enquanto batia na porta e esperava que me abrisse, as lágrimas vieram em força. E o susto transformou-se em tremores. E o medo começou a tomar conta de mim. Chorei. E solucei. Como uma criança. Não quero pensar na imagem que ele terá tido quando abriu a porta. Pelo que vi ao espelho, cinco minutos depois, não foi uma imagem bonita. Eu estava cheia de areia no cabelo, nas pernas, tinha arranhões no pescoço, nos braços e nas pernas, e o cabelo completamente desalinhado. Ele abraçou-me, enquanto eu soluçava e contava a história, tentou acalmar-me e dizer-me que o pior já tinha passado e que era a heroína dele. Mas eu sentia-me tudo no mundo menos a heroína de alguém. No fim, fomos até à praia juntos.
Fui com a polícia de mota procurar o homem, mas nada. Depois disso, fomos de jeep até à esquadra, em Santa Maria. Mostraram-me imagens de suspeitos (tinham no computador uma pasta chamada "Gatunos 2014"), e chegámos à conclusão que poderia ser um deles. O problema é que, para nós, é difícil distinguir entre os africanos. Explicaram-me que, pela minha descrição, deveria ser senegalês, já que era mais escuro, magro, tinha lábios mais grossos e falava inglês. Foram simpáticos comigo, registaram a queixa e levaram-nos de volta ao hotel. No hotel, o gerente também nos chamou e deu-nos uma palavra de apoio. A verdade é que a praia em que tudo aconteceu já estava a 15 minutos do portão do hotel, por isso, nem me passou pela cabeça culpar o hotel pelo episódio.

Durante o resto do dia, a minha cabeça esteve a mil. Fechava os olhos e via tudo outra vez. Queria chorar, queria gritar, queria ir-me embora,... Mas depois olhava para a Constança e para ele e ganhava força e otimismo.

No dia seguinte, acordei como nova. Acordei decidida a esquecer tudo e a começar do zero. A verdade é que já tinha estado em Cabo Verde em 2008 e tinha achado tudo muito seguro. Não podia entrar em pânico, decidi. Histórias destas acontecem em qualquer parte do mundo. Eu apenas estava no lugar errado na hora errada. E o melhor de tudo é que tinha sobrevivido intacta, apenas sem o telemóvel.
- Nunca vamos contar esta história a ninguém, ok? Não quero que as pessoas se preocupem. Eu estou bem, pedi-lhe.
E decidi que nunca voltaria a falar deste episódio. O resto das férias foi perfeito. Perfeito. É estranho, quando penso nisso. Eu tinha acabado de viver a pior história da minha vida, como é que recuperei tão rápido? Não tenho resposta para isso. Apenas sei que recuperei.

Quando voltei, tinha apagado tudo. Até que, em casa de uns amigos, se começou a falar de histórias dramáticas. Um deles, psicólogo, disse que um dos motivos para não ficarmos traumatizados com um determinado episódio marcante era sentirmos que tínhamos encarado a situação e não tínhamos bloqueado no momento. Dei por mim a pensar: Foi isso!! Na altura, falei tanto, tanto, tanto com o homem, que senti que tinha encarado o problema. Foi isso!

E, também por isso, decidi que tinha que contar o que tinha acontecido. Falar. Encarar os problemas. Agir. Em vez de ignorar que existem. Em vez de bloquear. Apagar. Decidi fazer com este episódio o que fiz na altura: encará-lo. E conto-o, esperando que, contando, possa ajudar alguém que tenha passado por algo traumático também. Conto-o, esperando que, contando, o possa retirar de dentro de mim de vez. Acredito que falar ajuda sempre. E espero, ao ajudar-me a mim, ajudar mais alguém também.

9 comentários:

  1. Sem palavras Pipa :)**
    És uma mulher de força! Inspiras-me **

    ResponderEliminar
  2. Bem se conseguirmos ter a tua clareza nessa hora .. ainda bem que deste o conselho ..

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:19

    Que grande força. Sempre disse e sempre pensei, que uma pessoa é muito mais forte do que pensa. E sorte oh sorte como és boa em certos momentos. Salvas vidas

    ResponderEliminar
  4. só agora é que consegui ler os teus "3" episódios :/ fiquei assim com um nó jesus....nem imagino como te sentis-te naquele momento!!!

    Mas agora que já passou fico contente por não teres entrado em pânico, por teres levado a cena com calma (pouca, mas alguma)
    E fico FELIZ por felizmente não te ter acontecido nada!

    um beijinho e um abracinho apertado ;)

    ResponderEliminar
  5. Que força impressionante que demonstraste ter. Que historia! Daquelas que pensamos que só acontecem aos outros. Que tudo seja apagado de vez, e que nunca se volte a repetir. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:00

    Pippa,
    Já passei por um período traumático na minha vida, com outros contornos, mas igualmente difícil. O que penso sempre é: eu consegui passar por aquilo. Tem todo o mérito por ter conseguido sobreviver. Força. :)
    Um beijinho,
    Inês.

    ResponderEliminar
  7. É uma história mesmo horrível, mas tu és de facto uma heroína por teres conseguido reagir e enfrentar! Talvez nós tenhamos tanta força quanto a maior parte dos homens, só que não sabemos porque há séculos que nos dizem que somos frágeis e vulneráveis.

    ResponderEliminar
  8. Fátima22:09

    Que bom que conseguiste reagir dessa forma! Passei férias na Ilha do Sal, no hotel onde estiveste, mas em 2011 , andei por essas dunas sempre bem cedo e realmente nunca me passou pela cabeça,que tal situação pudesse acontecer, parece tudo tão seguro... Obrigada por partilhares este episódio lamentável, serve para estarmos mais atentos nestas situações..
    Beijinho, Fátima...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:22

    Fez-me chorar. Espero que dê a volta bem por cima. Estes homens são um bando de animais. Infelizmente a minha história não teve esse desfecho. Não consegui lutar, tinha apenas 9 anos...
    Deixou-me marcas para toda a vida. Entrei em auto-destruição, mas as minhas filhas salvaram-me. Espero que ultrapasse e que não deixe cicatriz.

    Um beijinho

    ResponderEliminar