quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O perigo de ter uma filha a começar a falar

A Constança tornou-se, nos últimos meses, além duma mini corredora de maratonas, uma palradora nata. Aos "papá", "papa" e"olá" constantes, foi acrescentando palavras como "mamã" (finalmente!!!), "sim", "não", "avô", "avó", "umqué" (com um acenar de cabeça, que deve significar "não quero"), "dá" e palavras um pouco irrelevantes para o dia-a-dia como "avião", "uva", "papel". Ao mesmo tempo, aprendeu palavras constrangedoras como "xixi" e "cocó" (que adora dizer bem alto quando alguém vai à casa-de-banho) e ainda "pipi" (que significa "passarinho", e costuma ser acompanhado de um apontar para o céu, a mostrar o pássaro em questão).

O problema é que, no meio disto tudo, começámos a puxar mais e mais por ela. E a dada altura talvez tenhamos puxado demais. Este fim-de-semana, a minha mãe começou a tentar ensinar-lhe, entre palavras como "mão", "pé", "um", "dois", "três", etc, a palavra "stop". Não me perguntem porquê. Estávamos todos à mesa.
- Quantos anos tens?
-...
- Um! Diz "ummm".
- Um!
- Quantos anos tens?
- Um!! (dedo ao alto)
- Muito bem! (risos)
- E stop? Consegues? Diz "stop"! Sssss-tooop!
- P#t@! (muito baixinho, a medo)
Silêncio.
- P$t@@!! (bem alto)
A minha mãe ficou paralisada e vermelha, a olhar para mim.
- Eu não lhe ensinei isto!

Sim, o problema de ter uma filha a começar a falar é que começam a sair estas pérolas quando menos esperamos. Escusado será dizer que ainda se ouviram mais umas destas ao longo do fim-de-semana. E a ironia é que esta palavra em concreto acabou por ser ensinada por uma pessoa que nunca disse um palavrão na vida.

4 comentários:

  1. A minha sobrinha não se cala com a "picha" (piscina). Gritos vários em público.

    ResponderEliminar
  2. Agora ri-me :)
    Às vezes deixam-nos em situações constrangedoras (não sou mãe, mas passei muito tempo com o meu afilhado)

    Adoro o blogue. Parabéns :D

    ResponderEliminar
  3. Ahahah ter crianças é fantástico, não é? :p

    ResponderEliminar
  4. Prepara-te, a tendência é para piorar com o passar do tempo.

    ResponderEliminar