quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Para mim era um Tarot e uma meia de leite, se faz favor

Tenho apanhado na Sic, todas as manhãs, enquanto tomo o pequeno-almoço, o programa da Maria Helena, Taróloga, em que esta responde aos dilemas dos seus ouvintes, que lhe telefonam, angustiados, para encontrar rapidamente uma resposta. Para dizer a verdade, costumo ligar a televisão apenas para ver as notícias matinais, mas o que é certo é quando o programa das cartas começa, dou por mim colada, o que faz com que demore o dobro do tempo a fazer qualquer coisa e me atrase sempre mais do que queria. É como quando vemos um acidente e não conseguimos tirar os olhos, mesmo que estejamos arrepiadas. E tenho reparado que, salvo um ou outro pormenor, a conversa é sempre, sempre, sempre a mesma, sempre algo do estilo "Booom diiiiaaa!! Olá, olá!!! Quantas vezes ligou para cá até ser atendida, meu anjo?? ... Vêem, pessoas aí em casa? Se ligarem AGORA vão conseguir falar comigo. Liguem AGORA. Isso meeeesmo. O número é o que está no ecrã... Então, meu anjo? Qual é o seu dilema?... Hmm... Vamos lá ver as cartas. Pois... Olhe, pensamento positivo. Pensamento positivo e tudo se vai resolver. Pode não ser agora, agora, mas pense positivo e as coisas vão resolver-se, ok? Mas amanhã falamos melhor, eu ligo-lhe. Ou eu ou alguém da minha parte, ok? .... Booooom diiiaaa!!! Olá, olá!!!! Quantas vezes ligou para cá até ser atendida, meu anjo??" e assim sucessivamente.

Ora bem, anjos-da-Maria-Helena-que-ligam-para-lá, deixem-me dizer-vos uma coisa: "olá olá!" eu sei dizer muito bem, também. "Pensamento positivo" também. Chamar-vos "meu anjo" também chamo, sem problema. Do que precisam mais? Ah e não cobro nada! Que tal? Sinceramente, percebo que estejam angustiados e que queiram uma palavra amiga e compreensiva, mas... eu tenho estado a ver o programa atentamente (ou parte dele, já que, no final do segundo telefonema fujo de casa a correr, porque já estou mega atrasada) e... não vejo ali nada que eu não dissesse, do alto do meu senso comum. Parecem-me apenas clichés misturados com um cocktail de espiritualidade. No tempo da Maya, pelo menos ainda havia o Top Signos, que dava para espreitar e sair de casa a saber se o meu signo Peixes estava em número 1 ou não, o que me tranquilizava e dava forças para o dia que ia enfrentar. Agora, enquanto lavo os dentes, vou ouvindo aquela lenga-lenga repetida e tenho pena de quem está a ligar, preocupado como um raio com os seus problemas, e que só ouve aquelas frases repetidas num tom totalmente comercial e desprovido de preocupação. Sinto que aquelas pessoas precisam é de um amigo, de alguém com quem falar. E para isso não precisavam de gastar dinheiro. Para isso até eu servia, a sério. E desculpem, pessoas que acreditam no Tarot, e desculpa, querida Maria Helena, meu anjo, mas não estou a criticar as vossas crenças, porque, para mim, ali não há sequer Tarot nenhum. Ali há apenas sede de telefonemas. E rápidos, de preferência.

8 comentários:

  1. Não há nenhuma como a Maya! xD

    ResponderEliminar
  2. Anna00:01

    uma vez apanhei um: "Olhe, o meu marido tem uma amante há não sei quantos anos e ela volta e meia até frequenta a minha casa. Ele ainda vive comigo mas eu nao faço nada por ele, nem cozinho. Só estou a ligar para saber se também vou arranjar alguém para o poder correr daqui de casa para casa da amante.."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:31

      A resposta deve ter sido "Pois... Olhe, pensamento positivo. Pensamento positivo e tudo se vai resolver. Pode não ser agora, agora, mas pense positivo e as coisas vão resolver-se, ok? Mas amanhã falamos melhor, eu ligo-lhe. Ou eu ou alguém da minha parte, ok?" xD
      Raquel P.

      Eliminar
  3. eu confesso que quando era a Maya ainda ficava colada à Tv mas esta com o "meu anjo" irrita-me logo...mas ainda vou ver o programa para confirmar a veracidade do que dizes :P

    ResponderEliminar
  4. Guigas09:56

    Ahahahah! A Maria Helena é a maior!! :P

    ResponderEliminar
  5. kakakkaaaahahhh o que eu me ri agora!! nao é que eu e o uma amiga minha ja fizemos exactamente os mesmos comentários..ate ja a chamamos de carinhosamente leninha kakakaaa haja crentes para ligarem para la para ouvirem td menos o que era suposto

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:54

    Também há lá aquela coisa dos signos. Ou havia, em agosto.

    No verão, quando via esse "programa", ela estava sempre a repetir: " E a Maria, que é de lurdes e não sabia", quando as pessoas diziam que se chamavam Maria. Ela é mesmo irritante. E parece-me um bocadinho falsa, sem querer estar a ser injusta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ela continua a dizer isso. E também está sempre a dizer o que a Pippa referiu... Lol
      É isso e quando pergunta "quantas vezes ligou?". Quando respondem "liguei só uma vez" diz aquela história do "está a ver, tem que ligar agora como fez esta senhora. Não ligou quando eu disse agora, minha querida?". Quando dizem "hoje já liguei umas 4 vezes" ela diz sempre "pois claro, temos que ser persistentes, assim mesmo é que é!".
      Ela despacha as pessoas e às vezes ainda anda um bocado à nora... não sabe muito bem se já é altura de falar noutro signo, ou atender outra chamada e lá sai um "Booom diiiiaaa!! Olá, olá!!! Hummm... Pois, agora vamos falar do signo Gémeos!"
      E aquele riso soa um bocado falso...

      Eliminar