quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alergias gramaticais

Faço parte do grupo de pessoas para quem um "já mandas-te?" ou um "foi à muitos anos" funcionam melhor como repelentes que qualquer outro defeito possível. Embirro com as vírgulas. Nunca consegui simpatizar com o "lol". Tenho problemas de coexistência com o "fica bem" ou com o "fui". Nunca hei-de perceber o "continuação" e mil outras expressões. Tenho algumas pancas, sim. O que não sabia era que as pancas se iam desenvolvendo com a idade. Pensei que havia um numerus clausus de pancas para cada pessoa e que nunca ultrapassávamos esse número limite. Só que, afinal, à medida que os anos passam, vou descobrindo novas alergias a expressões. Hoje descobri uma nova. Enquanto falávamos ao telefone, ele, obviamente distraído com algo, repetia-me continuamente "pronto", seguido dumas reticências em forma de silêncio, como quem pede o fim da conversa. Já não é a primeira vez que faz isto: sempre que estrá distraído, começa a "prontificar", seja comigo, seja qualquer outra pessoa. Quem quiser saber se está atento à conversa, é só atentar no número de "prontos": a atenção é sempre inversamente proporcional ao número de vezes que lhe sai a expressão. É-lhe natural, nem repara. Geralmente respeito a distração (99% das vezes é porque ouve falar de futebol ou carros, seja na televisão, seja alguém ao lado). Mas hoje apetecia-me mesmo falar e fiquei irritada com a distração a meio da conversa. Dei por mim a resmungar: "pronto? Mas pronto o quê? O jantar? O jantar está pronto? Pronto o quê?? Pronto, pronto... Tanto pronto!!". Sim, está decidido. A partir de hoje também sou alérgica ao "pronto". Pior mesmo só se estiver associado a alguma das outras expressões... Não... Isso seria mau demais!!

14 comentários:

  1. JoanaS01:33

    Vê o lado positivo... Ainda que não simpatizes com o "pronto", pelo menos ele usa a interjeição de forma correcta. Bem pior é o "prontos!". Eu tenho problemas semelhantes aos teus - essa do "continuação" também é um dos meus ódios de estimação.

    ResponderEliminar
  2. Há poucas coisas que me irritem tanto em alguém como os "já mandas-te?" e derivados. E quando vem de alguém com estamos a iniciar um flirt em forma de chat ou sms?... Perda de interesse imediata.

    ResponderEliminar
  3. Então e se for assim:

    "Pronto filha, já mandastes?" :P

    ResponderEliminar
  4. o prontos é beeeem pior. odeio!

    ResponderEliminar
  5. Antes pronto que prontos amiga!!!!

    ResponderEliminar
  6. E os"tipos"?! Em tempos escrevi este texto na esperança de alguns amigos se tocarem... Mas não tive sucesso.

    Vamos acabar com o “Tipo”. Já não há paciência para as conversas em que o abuso da palavra em vez de uma vírgula ou de um ponto final, se torna num vírus linguístico. As conversas hoje em dia, estão infectadas com “Tipos”, chega a ser stressante ouvir a quantidade de “Tipos” que proliferam pelo país. Vamos eliminar os “tipos”, já não se aguenta mais, tipo: irrita. Tipo: cortar os pulsos. Tipo… (já estou contaminado, tipo, tipo…)
    Numa época em que os “Pás”, só são utilizados por Primeiros-ministros e alguns Comunas; os “Bués”, por alguns jovens de 40 anos (que não aceitam a idade); os “Tás a ver”, por ex concorrentes do BB (presos entretanto); os “Cena”, por alternativos do Chapitô, numa “cena” diferente; e os “Prontos”, por licenciados desempregados, que ainda não entenderam que numa entrevista de trabalho um “Prontos” os exclui automaticamente (o correcto seria "pronto", mas deve-se evitar) … Os “Tipos”, não atacam nenhuma classe em específico, alojam-se no discurso de qualquer pessoa e infernizam a vida de quem tem o azar de estar a ouvir, tipo: chega. Tipo: não se aguenta. Tipo: irrita…Tipo…Tipo…Tipo…Tipo…

    ResponderEliminar
  7. O meu patrono despede-se de mim todos os dias com uma "boa continuação!". Mas boa continuação de quê?!

    ResponderEliminar
  8. Também eu sou alérgico ao Pronto, principalmente quando me pedem para limpar o pó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah Ri-me imenso até porque me revi em todas essas pancas! Os comentários foram como dizer às minha gargalhadas "continuação"! ;)

      Eliminar
  9. O "continuação" é especialmente caricato quando é dito a alguém que está doente (sim, acontece! ;) ). E agora ia escrever um "lol" mas achei melhor não o fazer. :p

    ResponderEliminar
  10. Pronto não me incomoda. Já o prontos...

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Pior que isso só mesmo em plena conversa (oral) e em vez de se rirem, dizerem literalmente um "lol"... é tão impessoal e nada, nada adequado. Será que sabem na realidade que lol significa "Laughing Out Loud"?!... Enfim...

    ResponderEliminar
  12. Tens toda a razão!!! Eu também sou alérgica a determinadas expressões e ainda mais a erros ortográficos. São o turn off completo.E nem me atrevo a falar dos erros de concordância e por ai fora. Nem das expressões de linguagem, tipo prontos e afins. Essas são por modas e passam, é o que vale.
    Agora se alguém me explicar, como se eu tivesse uns 6 anos, como é que havendo correctores ortográficos, ainda se escrevem tantos erros ortográficos... Isso gostava eu de saber e/ou perceber
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Anónimo03:28

    Até ia comentar. mas olha... pronto , fui ;)

    ResponderEliminar