sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ora aqui vamos nós... "a" lista!

Hoje li um email duma amiga com o resumo de resoluções de ano novo mais bonito que já li, escrito por ela. Basicamente, ela e o namorado de há doze anos juntam-se todos os anos e escrevem alguns desejos que esperam concretizar durante o ano. No final do ano, comparam o que alcançaram, o que ficou por alcançar e discutem o que ficou por realizar e porquê. Contou-me ela que reparou que no ano passado até se esqueceu de usar um dos 12 desejos que tinha disponíveis com dinheiro - quando se lembrou de pedir algo relacionado com dinheiro, já todos os desejos estavam utilizados. Pediu essencialmente que a filha nascesse perfeitinha e saudável (estava grávida na última passagem de ano) e disse que o maior segredo para que os anos corressem sempre bem era ter a pessoa que tinha ao lado dela, que a fazia rir quando as coisas corriam bem, mas que também fazia rir e animava quando as coisas corriam mal. Li essa parte com um nó na garganta. Talvez por ter vindo dela, minha amiga de infância, e sempre muito menos romântica que eu. Talvez por sentir que esse é o estado de espírito que pretendo atingir - sentir-me tão completa ao ponto de me esquecer do dinheiro. Talvez por desejar que aquelas palavras tivessem sido escritas e sentidas por mim. Mas a verdade é que não foram...

Sinto-me incompleta. Muito. E continuo a querer, ano após ano, maior estabilidade profissional. Mais dinheiro. Mais tempo para mim. Mais viagens. Mais livros. Mais escrita. E... mais romance. Mais beijos. Mais programas bons. E sim, saúde, muita saúde. Para mim, para a família, para os amigos. Para a Cookie. Quando é que se deixa de querer mais? Quando é que ficamos completas? Quando é que se carrega no botão do Stop e passamos a desejar apenas que as coisas se mantenham? Não sei. E acho que me emocionei ao ler o email da minha amiga por me sentir tão longe desse estádio de espírito. Acho que me emocionei ao ler aquelas palavras, porque sei que sou uma eterna insatisfeita e sei que me sinto sempre uma pessoa em construção, a tentar tornar-me melhor do que aquilo que sou. Talvez um dia consiga sentir algo assim. Talvez um dia...

Para 2014, o que desejo então?
1. Uma filha 100% saudável, com todas as ferramentas disponíveis para se vir a tornar uma mulher feliz. E não vou mentir: também espero que seja linda de morrer e inteligentíssima. Este é o meu espaço, tenho que ser honesta comigo mesma, certo?
2. Estabilidade profissional. (Também não me importo se for aumentada. Mais uma vez, tenho que ser honesta comigo mesma.)
3. Mais tempo. Mais tempo para os amores da minha vida. Para a família. Para os amigos. Deixar de deixar tudo para a última da hora. Aproveitar os segundos todos desde o início.
4. Recuperar o meu corpo depois da gravidez. Podem ficar as mamas (já estamos grandes amigas, as três, adoro-as), mas o resto do peso que estou a ganhar, dispenso depois do parto. Uma amiga já me disse que estou mais larga e esta frase vai-me atormentar enquanto não me vir ao espelho e não me achar boa como o milho...
5. Dormir mais. Dormir mais. Dormir mais. (Será incompatível com a bebé?)
6. Acordar mais cedo. (Será incompatível com a bebé?)
7. Recuperar hábitos de alimentação mais saudável. (Devia ser completamente compatível com estar grávida, mas sou uma gulosa do pior)
8. Retomar a corrida lá para agosto. (Será incompatível com a bebé?)
9. Ler pelo menos um livro por mês. (" " " " "?)
10. Ver pelo menos um bom filme por semana. (" " " " "?)
11. Poupar. Poupar. Poupar. (" " " " "?)
12. Mostrar mais vezes às pessoas que me são importantes o que significam para mim. Por palavras e por gestos também.

E os vossos planos? Vá, sejam sinceros também. :)

7 comentários:

  1. temos um desejo em comum ler pelo menos um livro por mês:)

    Boa sorte nas tua resoluções:)

    ResponderEliminar
  2. Espero que realizes todos!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:10

    Depois de um avc não posso mais ter plano algum. Acabou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:48

      Muito pelo contrário! O plano seria recuperar do AVC e fazer tudo por tudo para que não se volte a repetir! Está viva(o) e isso é o que conta!
      FORÇA
      MJ

      Eliminar
  4. Anónimo20:49

    Eu tenho um bebé de 8 meses e posso dizer-te que dificilmente conseguirás concretizar os desejos formulados do ponto 5 ao 11. Quanto ao desejo 4, a amamentação pode ajudar-te a concretizá-lo, no caso de pretenderes a amamentar, é claro. Eu perdi os 16 kg ganhos na gravidez no primeiro mês e mais 6 kg nos 5 meses que se seguiram, sem qualquer sacrifício. As minhas resoluções são semelhantes às tuas, à exceção da 1 e 4 que já consegui realizar em 2013.
    Espero que com o bebé consigas continuar a arranjar algum tempo para escrever no blog. Adoro ler-te.
    Boa sorte. Espero que conseguias alcançar todos os desejos apresentados.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as tuas palavras Pippa! Revi-me tanto, mas tanto.Obrigada...não estou sozinha. É de facto difícil perceber quando se deixa de querer mais. Achei que estava feliz no final 2013 com o alcançar de metas importante, até que percebi que não... Beijo minha linda!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:15

    Grande amiga, essa a que te disse o que está no teu ponto 4!! ;) Amiga da onça! ;))
    Vais ter um ano em grande, isso é garantido, e tenho a certeza que vais conseguir concretizar uma grande parte dos desejos da listinha!
    Grande beijinho!!
    R. *****

    ResponderEliminar