sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Hoje vi um antigo amor

Hoje vi alguém de quem já gostei muito, há cerca de mil anos atrás, mais coisa menos coisa. E alguém que, com o passar dos anos, deixou de ter importância tal ao ponto de, atualmente, ser praticamente igual vê-lo a ele ou a um funcionário das Finanças. Quase zero. Um carinho no máximo. Uma amizade, se formos muito abrangentes no conceito de amizade. É triste, não é? Senti-me uma pessoa fria, mas a verdade é esta: senti zero. (Às tantas tornei-me mesmo numa pessoa fria. Que bom, sempre quis ser uma pessoa fria.)

Para onde vai este amor todo que já sentimos e desapareceu? Vagueia, triste e órfão amor, até se transformar em nuvens e chorar sobre nós? Recicla-se dentro de nós e é depois reutilizado, gasto e usado amor, nas novas paixões? Prefiro a primeira hipótese. Não gosto de pensar que ando a usar amor reciclado. Gosto de pensar que aquilo que sinto, atualmente, a cada dia, é novo, é virgem e está a ser estreado. Gosto de sentir que aquilo que sinto está a ser sentido pela primeira vez. E gosto de pensar que serei capaz de me apaixonar assim continuamente, como se cada dia fosse um começo, cada conversa fosse surpreendente, e cada beijo soubesse a primeiro, mesmo que tenha 90 anos e continue a dedicar todos os dias o meu coração velhinho à mesma pessoa.

2 comentários:

  1. Bem, isso é um assunto que dava para muitas páginas. Creio que já deu, não é? Ou não teríamos os grandes romances da história. Acho que cada amor é um amor diferente. Nasce, cresce e depois transforma-se num carinho fraternal ou coisa que o valha. Chama-se sobrevivência e evolução. No início o que sentimos mistura-se muito com o que idealizamos e, esse sentimento vai-se alterando à medida que conhecemos melhor a pessoa. Às vezes, quando a realidade começa a ganhar espaço às ilusões, o sentimento começa a alterar-se de forma a deixar de ser amor. Acho que é só isso.

    ResponderEliminar
  2. O amor que desapareceu transforma-se noutro sentimento, assim como outros sentimentos se podem transformar em amor

    ResponderEliminar