sexta-feira, 7 de março de 2014

Ainda os sumos. Verdes.

Muitos poderão dizer que é uma questão de moda. Como a moda do sushi. A moda do brunch. A moda das corridas. “De repente, só se fala de sumos verdes! Secaaa”. E é verdade. Não tenho como contrariar o que é óbvio: dum momento para o outro, tornou-se um bocado mania falar-se dos sumos verdes. No entanto, quando as modas são saudáveis, tento resignar-me um pouco. Se gosto de ver estradas cortadas quase todos os fins-de-semana e ver corridas em todas as esquinas, a crescerem como cogumelos? Já cansa. Se adoro ver mil fotografias tiradas a pratos com temakis e nigiris todos dias? Não adoro. E às vezes só me dá fome, logo às 9h da manhã. As modas cansam, é um facto. Só que tento dar o braço a torcer quando são boas modas. E esta parece-me uma delas. Ainda ontem, depois dum dia a comer gelatinas e barras de cereais, e iogurtes, dei por mim a pensar “e fruta e legumes? Já comi?”. E a resposta era negativa. Toca a por ordem na casa, que a bebé precisa de alimentos em condições, e lá foram três brócolos, espinafres, um aipo, abacaxi, limão, canela no fim e sementes de linhaça. Como? Em forma de sumo. Muitos podem estar a torcer o nariz, mas a verdade é que sabe bem. Muito bem! E, em dois minutos, já me sentia melhor comigo mesma. Demora um bocado a cortar tudo e depois é chato lavar a liquidificadora, mas em vinte minutos temos uma “refeição” preparada e tomada.

Para quem não ficou enojado, mas sim curioso com a descrição que aqui fiz, tenho algo para contar: descobri um sítio (deve haver vários por todo o país, acredito que sim, se quiserem partilhem outros) onde fazem estes sumos. Paga-se mais que comprar os alimentos no supermercado e fazer em casa, obviamente, mas em cinco minutos temos o sumo, bebemos e vamos embora. Experimentei já três ou quatro “Sumos Funcionais” tamanho grande (os tais com frutas, vegetais e ainda ingredientes a que chamam “super alimentos”) diferentes e fiquei fã. Quando me sinto mal com as porcarias que ando a comer, obrigo-me a fazer em casa um destes sumos ou então, se não tenho tempo ou tenho simplesmente preguiça, passo nesse sítio que para mim tem sido o meu “cantinho”, o meu “segredo”. É acolhedor, não me parece ainda muito conhecido, as senhoras são simpatiquíssimas e até já sei que uma delas é do meu signo (as coisas que se conversam enquanto se espera por um sumo). Lá também fazem a dieta “detox”, para os mais corajosos – sim, a dieta de passar dias a sumos e sopas, basicamente, para libertar todas as toxinas marotas que habitem nos vossos corpos –, mas eu reservo-me essas dietas para quando os meus dentes não me permitirem trincar. Até lá, os sumos só me complementam a restante alimentação, não a substituem. Perguntei à nutricionista o que achava, e esta disse-me para beber o sumo em substituição da sopa, mas para completar com um prato constituído por uma carne branca grelhada ou peixe e uma pequena porção de arroz/ batatas/ massa e/ou legumes. Não me pareceu tão fã quanto eu destas modas, mas também não se opôs, por isso, mal não fará. ;)

Aos interessados, o sítio chama-se Lady Bug e fica situado na Av. João Crisóstomo, 23 B, em Lisboa. E, como sempre, não, não tenho comissão nenhuma, nem adianta perguntarem. Estou só a partilhar uma descoberta minha que espero que interesse a alguém.

3 comentários:

  1. Anónimo23:29

    Olá. É a primeira vez que comento, embora venha diariamente ver os posts do teu blogue, que acho fantástico. Identifico-me muitas vezes com os teus comentários. E foi justamente sobre um post teu dos sumos detox que andei vagueando na net, interessada sobre o tema..
    Ainda não experimentei, embora ache que devem fazer muito pelo nosso organismo, mas na hora de beber só penso que sejam intragáveis...Ando numa fase que me que me sinto gorda, estressada, inchada e a ponderar começar o dia com um bom desintoxicante..
    Foi então que vi na net, uma ideia super interessante e prática: que consiste em bater todos os ingredientes verdes no liquidificador, e colocar posteriormente em em cuvetes de gelo. Assim, no próprio dia, basta apenas bater as frutas e acrescentar o sumo verde transformado em gelo. Que me dizes ??
    Um beijinhos grande. Parabéns pelo teu blogue.
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, parece-me ótima ideia e uma forma inteligente de poupar tempo. Mas tens que experimentar, não é mau como soa :)

      Eliminar
  2. Temos de experimentar, também!

    Passa pelo nosso blogue, temos receitas e ideias :)

    Raquel

    PS: Parabéns pela bebé!

    ResponderEliminar