domingo, 2 de março de 2014

Comecei um diário...

... Mas versão alimentar. Fui à nutricionista na Sexta-feira, a mesma que me acompanhou antes do casamento, há dois anos, pela segunda vez desde que estou grávida. O que constatei não foi surpresa nenhuma: engordei, até ao momento, mais do que devia. Agora só posso engordar no máximo dois quilos até a bebé nascer. E sei que isto aconteceu por pura estupidez e preguiça minha (não cumpri nem uma décima do plano de alimentação saudável à risca, como imensas porcarias), por isso, a solução encontrada foi começar a escrever tudo, mas absolutamente tudo o que como. Isso, e encher a casa e o escritório de alimentos saudáveis. A ideia é evitar voltar a ser atacada por desejos incontroláveis por comida que me levem a tirar sacos de bolachas com 500 calorias (aconteceu esta semana) da máquina de snacks do escritório e a devorá-las em dois segundos (vi só as calorias no fim) ou a passar no Mc no fim do ginásio, por estar há demasiadas horas sem comer. O acordo que fiz foi, portanto, muito simples: manter o plano estabelecido, ir às compras para poder andar sempre com snacks saudáveis e muita fruta por perto, e ainda manter o meu diário alimentar sem mentiras.

A nutricionista disse-me algo básico, mas que precisava de ouvir: engordar na gravidez deve ser sustentado numa alimentação saudável e de onde a bebé possa retirar todos os nutrientes de que precisa. A bebé não precisa de doces, fritos, refrigerantes, nem demasiados hidratos de carbono. Resultado? Até ao momento, resisti a gomas que os meus colegas do escritório estavam a dar, às batatas fritas do Prego da Peixaria, resisti às pipocas no cinema, e enchi o frigorífico de fruta, gelatinas, iogurtes magros, purés de fruta, queijos frescos light, fiambre de peru, triângulos da Vaca que Ri light, legumes para saladas e sopa de espinafre sem batata, enchi o congelador de carnes brancas, peixe e legumes, e enchi ainda os armários com tortitas de milho, bolachas cresm crackers e barras de cereais com pouca gordura. Não consigo mentir no diário e tenho vergonha na cara, por isso, acho que vai ser desta que, com a pressão de mostrar o que comi, vou passar a entrar nos eixos. Ou, pelo menos, a tentar com mais convicção. A verdade é que, talvez por nunca ter tido enjoos ou mal-estares na gravidez, ando há meses sempre com um apetite voraz. Será da gravidez, esta fome toda? Às vezes penso se terei uma filha ou outra pequena alarve dentro de mim...

4 comentários:

  1. Anónimo10:49

    Ate agora engordei cerca de 5 kilos para os 7 meses e meio de gestação. Não esta mal mas eu ja engravidei com peso a mais, devia ter uns 15 kilos a mais do que o suposto.Por isso ter engordado tão pouco não é assim uma grande vitoria. Depois dela nascer vou ter que me controlar... Eu não mudei muito a minha alimentação, continuo a comer sopa, carnes brancas, fiambre de peru ou frango, fruta, resumindo essas coisinhas que falaste.
    Agora a minha desgraça é o pão e os doces! Esta minha criança ja se fartou de comer pão e bolos! Só não percebo como é que eu só engordei 5 kilos. Devo ter dentro de mim uma pequena "monstra" das bolachas!!!

    Já compraste mais alguma coisinha para a tua Constança?

    Dou-te um conselho, também não sou nenhum exemplo a seguir, mas eu ate aos 7 meses senti-me sempre fresca que nem uma alface, mas desde essa altura que me começei a arrastar. Foi de uma semana para outra, pareço uma invalida sem energia para nada.Por isso vai comprando o quanto antes as coisinhas da miuda.

    Não sei se é por estar gravida também mas adoro que escrevas sobre a gravidez e também sobre os outros temas!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:37

    É desta que a "dieta" corre bem;) o facto de sermos acompanhadas na nutricionista também ajuda muito...e muito importante foi o passo que deu de encher a casa e escritório de alimentos saudáveis! Na 1ªgravidez engordei apenas uns 9 kg e portei-me bem o mal foram os meses a seguir...amamentei até aos 9 meses e nos primeiros 5-6 meses comia, comia, comia...estava sempre com vontade de comer. Ou seja, voltei ao peso que tinha no fim da gravidez. Mas assim que deixei de amamentar fui seguida pela nutricionista Mariana Abecasis e foi muito fácil perder o peso ganho...ao fim de 2 meses já estava com o peso que tinha antes de engravidar e continuei a dieta e ainda perdi mais 3kg. Voltei a ser magra mas com curvas e a sentir-me maravilhosamente bem com o meu corpo. E mesmo quando salto a dieta (nas férias!) nunca engordo mais de 2kg o que é fácil de perder. Estou novamente grávida e continuo a ter uma alimentação saudável mas com algumas tentações de chocolate/panquecas/scones/frutos secos...tento não abusar mas um dia ou outro não resisto e a nível de aumento de peso está a correr bem. Mas se sentir que não consigo controlar o aumento de peso irei logo à Dra.Mariana. É uma excelente profissional e uma inspiração! Se algum dia precisar de acompanhamento na nutricionista aqui por Lx, pode ir a estas consultas que não se irá arrepender de certeza;) Dê uma espreitadela: http://amacadeeva.clix.pt/2014/01/como-perdi-o-peso-que-queria-agora-em.html
    E mais fotos da barriguita?
    Beijinhos,CG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes ponho mais fotos :) Está de quanto tempo? E não morre de fome??A minha nutricionista é a Dra Mariana. Andei lá antes do casamento e voltei lá agora. Adoro-a e sei que, se seguir o plano estabelecido, isto corre bem. Só falta mesmo a parte da força de vontade. Vamos ver se com o diário isto vai lá :)

      Eliminar
    2. Anónimo16:40

      Ah boa...a Dra.Mariana é o máximo!!! Estou de 25semanas, é um menino! E tenho uma menina com 2 anos e meio:) Neste momento não sigo à risca o plano de dieta que segui para emagrecer, mas mantenho uma alimentação com muitos legumes, fruta, leite e derivados tudo light (philadelphia e vaca que ri),carnes brancas e peixe, muita água e chá, nada de molhos, gelatina 10kcal, tortitas de milho/bolachas de água e sal vieira e quando apetece chocolate petisco uns alperces secos ou tâmaras...basicamente é isto.E se comer pouco mas muitas vezes ao dia, de 3 em 3 horas, noto que tenho menos fome e apetece-me menos guloseimas:) Mas sim, tenho muito, muito apetite!!! E engordei cerca de 5kg. O truque é mesmo só termos em casa e no trabalho a comida do nosso plano e assim mesmo que petisquemos mais vezes não engordamos o mesmo se comêssemos as "tais porcarias" que são proibidas. FORÇA!!! VAI CONSEGUIR;) Cátia

      Eliminar