quinta-feira, 27 de março de 2014

Mostra-me a tua barriga, dir-te-ei quem és

Ando obcecada com barrigas. Normal no estado atual em que estou, certo? Antes de engravidar, andava obcecada com barrigas lisinhas e tonificadas. Depois, passei a reparar apenas em barrigas de grávida - "olha, de quantas semanas estará aquela?". E passei a analisar a minha quase diariamente: "não devia ter uma barriga maior, já?", "hoje a barriga não parece que encolheu?", "vês alguma estria aí do lado?", "não achas que a barriga cresceu muito este fim-de-semana?", "será que estou com a barriga grande demais para o tempo que ainda falta?", "o meu umbigo não está esquisito?", "o meu umbigo não parece que está a ganhar vida própria?". Sim. Tenho vivido um pouco voltada para o meu próprio umbigo, admito.

Só que desde há uma semana começaram a falar-me também da barriga na fase pós-parto e isso começou a assustar-me. "Olha que mesmo quando tiveres a bebé vais continuar com uma barriga de cinco meses", "olha que os órgãos estão todos fora do sítio e demoram a ir ao lugar", "sabes que nunca mais voltar a ter a minha tonicidade", "mentaliza-te para o pior", "prepara-te para este verão usares fato-de-banho". E outras frases tranquilizadoras. Resultado? Hoje sonhei que estava deitada e que de repente tentava pegar no lençol, mas este era feito de pele da minha barriga. A minha barriga estava tão flácida e elástica que me aquecia. Não é o sonho mais nojento de toda a história? Eu sabia que não devia ter visto o filme "O Ritual" sozinha à noite, com grávidas a serem exorcizadas, e sabia que não devia ter lido aquele artigo da Sábado sobre mulheres que abortam no fim da gestação. Sabia que ambos podiam causar pesadelos. Mas não sabia era que estes avisos sobre a barriga iam ter efeitos mais nocivos nos meus sonhos que qualquer exorcismo visto num filme. Sim, ando a ter os sonhos mais doidos de sempre... Tenho que voltar a concentrar-me em barrigas lisinhas e tonificadas ou barrigas lindas de grávidas, para ver se volto aos sonhos cor-de-rosa.

7 comentários:

  1. Anónimo21:31

    Esses sonhos fazem parte de se estar gravida. Quando estive grávida tinha sonhos estranhíssimos, depois de se ter o bebê passa.
    A barriga nunca mais fica igual... Não é bem assim, a minha não ficou mas por culpa minha.
    Conheço quem fez massagens pôs parto, e exercícios para tonificar e ficaram iguais ou melhores do que antes.
    Tudo depende da vontade e esforço de cada um.
    Tudo depende da carteira de cada um!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:42

    Estou gravida e estou a fazer o curso de preparação para o parto. No curso falaram no programa de pós parto, em que se fazem exercícios para tonificar a barriga e também para fortalecer os músculos do perineo para evitar as perdas de urina. Fiquei tentada a fazer e alem do mais estamos autorizados a levar as nossas crias!!!! Uma das coisas que a terapeuta nos disse é para não nos metermos no ginásio passado umas semana a treinar como se nada tivesse acontecido, é preciso ir ganhando resistência!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:06

    Esquece a barriga. O pior da pôs gravidez é o peito. Eu nem o tinha grande, mas na gravidez aumentou muito, tinha muito leite, adorei dar de mamar foi uma experiência inesquecível e dei de mamar até aos 10 meses.
    Agora tenho um peito murcho : (
    E ficou maior, a gravidade não ajuda.
    Enfim foi por uma boa causa... Mas o que mais detesto em mim é como ficou depois de amamentar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:03

    Esqueça essas histórias todas da barriga que lhe contam...a sua barriga é a sua barriga! E acredite que se seguir a dieta da nutricionista à risca (ou quase!) e algum exercício físico volta a ter a sua barriga como antes ou melhor ainda;)

    ResponderEliminar
  5. A minha barriga nunca voltou ao normal...a sorte é que antes de estar grávida, ela também não era grande coisa. :)

    ResponderEliminar
  6. Minha querida, achava eu que a barriga nunca mais voltava a ser qualquer coisa.... ora bem... engordei 25kg na gravidez, fiquei gigante, o miúdo nasceu, e só perdi o peso dele... passados 3 anos (ok, por culpa minha, que isto poderia ter sido mais cedo...) perdi mais de 30kg, e tenho uma barriga melhor agora, que tinha antes de engravidar. E só estou no ginásio desde Janeiro....
    E os sonhos, acho que é normal isso acontecer durante a gravidez.... :P

    ResponderEliminar
  7. Isso das barrigas tem muito que se lhe diga :) Nem vale a pena stressar :)) Depende muito do quão tonificada eras antes de engravidar, depende do teu tipo pele, do quanto a barriga esticou. Quando o meu filho nasceu fiquei com uma espécie de barriga de 5 meses durante 1 semana. Depois lentamente foi encolhendo (ah o dar de mamar ajuda muito o útero a voltar ao sítio) e durante meses nem me lembrei de ginásticas etc de tanto trabalho que tinha e tão poucas horas de sono :P Ao fim de uns meses, quase 1 ano, estava com o corpo quase igual ao que tinha antes de engravidar. A barriga nunca ficou lisinha novamente porque nunca mais fui ao ginásio, mas ficou muito bem na mesma. Não e preocupes, tudo volta ao sítio :)

    ResponderEliminar