sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Acho que virei queixinhas

Temo ter virado queixinhas. Então a história é esta: o Senhor A tem uma cliente. Eu não tenho o contacto da cliente e só a vi uma vez. A cliente queria tirar umas dúvidas comigo. O Senhor A perguntou-se então se esta semana seria oportuno reunirmos os três. Eu disse que sim, que teria todo o gosto. Só que, entretanto, o Senhor A teve que se ausentar para outro país. Pôs-me então em contacto com o Senhor B, seu colega, que me telefonou no início da semana a confirmar se eu poderia ir à reunião hoje de tarde. Confirmei. Continuei a minha vida, depois de ter marcado a reunião na minha agenda. Hoje, o Senhor B liga-me esbaforido, às 8h da manhã, a perguntar se confirmei com a cliente a reunião, porque a cliente não sabia de nada e - supostamente! - eu teria ficado incumbida de a contactar (grande mentira). Acto contínuo, o Senhor A começa a enviar-me emails do outro lado do mundo a perguntar o que se passava, porque a cliente lhe tinha telefonado para saber se sempre havia reunião esta semana. Tratei de obter o email da cliente e reparar a confusão - já está, problema resolvido. Mas fiquei melindrada, confesso. E não fiquei bem comigo mesma enquanto não respondi ao Senhor A a explicar que houve uma falha na comunicação face ao elevado número de pessoas envolvidas, blábláblá. Podia ter omitido a parte final, e dito apenas que estava resolvido, mas detesto que outros tentem atirar a culpa para quem está à volta, em vez de se concentrarem logo em resolver o problema. Detesto que inventem "suposições" sem fundamento. Se podia ter ficado simplesmente calada? Podia. Mas apeteceu-me ser queixinhas/justiceira/o-que-queiram-chamar. Não gosto do papel nem me identifico sequer com ele, mas trata-se de trabalho e a última coisa que alguém quer é passar por incompetente, certo? Trabalhei muitos anos com uma pessoa que dizia sempre "Perante um problema, primeiro é encontrar a solução. Só muiiito depois se pode tentar procurar os culpados" e lembro-me deste ensinamento quase todos os dias.

2 comentários:

  1. Há sempre aquela questão do 'se a culpa é minha eu ponho em quem quiser!'. Se calhar foi isso que aconteceu! :P Boa reunião!

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  2. Tento gerir assim o meu trabalho, mas em empresas "antigas" ja de grandes vicios. Primeiro encontram se os culpados, e as vzs neste processo fica o cliente sem respostas porque andam a procura do infeliz....

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