sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Quem quer participar na corrida mais lenta do mundo?

Bom dia a todos! Sim, hoje estou mais simpática que o habitual e tudo porque... vou pedir-vos um favor. Posso? Vou pedir-vos que façam comigo um exercício de observação e, na próxima vez que estiverem junto a uma passadeira, na qualidade de peões ou de condutores do vosso ilustre veículo, reparem no fenómeno que decidi batizar de "corrida do caracol". A corrida do caracol consiste no seguinte: o semáforo para os peões está verde, os transeuntes (sempre quis arranjar contexto para poder escrever esta palavra, e hoje foi o dia) atravessam calmamente - enquanto os condutores rezam, cheios de pressa, por um vermelho -, até que, finalmente, a luz verde apaga-se e surge, no seu lugar, a temida por uns e desejada por outros, luz vermelha. Dentro de momentos, o semáforo ficará verde para os automóveis. O tictac começa. Os peões têm que ser ágeis e rápidos. Os peões têm que lutar pela vida e chegar rapidamente ao passeio, antes que sejam passados a ferro por algum automóvel cheio de pressa.

Eis senão quando… Um novo peão chega e, depois de meio segundo de hesitação a ponderar se arrisca ou não, decide avançar, colocar a sua vida em risco e atravessar aquela passadeira numa luta contra o tempo. Esse alguém lança-se, de forma decidida, e dá um sprint inicial cheio de garra. Um passo, dois passos de corrida, ninguém o para! Até que… a corrida dá lugar a um ritmo de passeio. Um passeio calmo e sereno. Foram dois passos de corrida sem repetição. O transeunte (afinal até consegui escrever duas vezes no mesmo dia – que dia feliz!) atravessa a passadeira tranquilamente, só falta parar para apertar um atacador. E só quando fica verde para os condutores e começa a ouvir o som ameaçador dos motores ligados é que volta a correr. Dois passinhos apenas. É a corrida mais lenta do mundo. A corrida que promete no início, mas que afinal só dura um segundo e meio.
A sério. Reparem nisto na próxima vez que estiverem junto a uma passadeira. Se não virem ninguém a fazê-lo, há sempre a hipótese de estarem vocês mesmos a protagonizarem esse momento. Dois passinhos de corrida. E passo em ritmo de passeio. É sempre assim. Porquê? Não sei. E o pior? O pior é que já dei por mim a fazê-lo mais que uma vez também. “Ai está vermelho, vou ser rápida!!”. Corro dois passos e depois começo a andar. Só quando volto a andar é que reparo que o estou a fazer. “Porque é que estou a andar outra vez? Afinal não estava cheia de pressa?”, mas o corpo tem razões que a própria razão desconhece. O corpo tem um ritmo próprio e estes momentos de passadeira são a prova viva disso mesmo. Dois passinhos de corrida. E passeio. Dois passinhos de corrida. Passeio. Não adianta contrariá-lo. Prometem que reparam? :) Até não é um favor muito grande, como viram.

Sem comentários:

Enviar um comentário