segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As mulheres são todas iguais - conselho aos homens

Se há coisa que odeio e sempre odiei são as generalizações. Principalmente se envolvem as mulheres. E, principalmente, se a generalização é utilizada num cenário em que só está o casal: ele e ela sozinhos. Exemplo:
Lá estás tu a queixar-te que não tens roupa! Vocês, mulheres, são todas iguais.
- Porque é que estás a falar no plural? Estás a ter alucinações? É que sou estou cá eu - uma mulher. Singular...
Ou então:
- Quanto tempo demoras a arranjar-te? É que vocês...
- Tens mesmo que ir ao oftalmologista. Andas outra vez a ver-me a dobrar? Olá, só estou eu aqui... Desculpa desiludir-te. Querias festa a três, era?

Odeio o "vocês, mulheres". O plural. O generalizar. Meter tudo no mesmo saco, até porque costuma envolver comentários depreciativos - nunca envolve um elogio geral, como "vocês, mulheres, são pontuais, organizadas, cultas e inteligentes". Quando estou mais irritada, se oiço esta expressão, às vezes sai-me um "sabes que existe outro sexo, não sabes? Se não estás satisfeito com este em geral..." Mas esta resposta mais arisca é de evitar, porque geralmente implica ser dita em rápido e ágil movimento - caso contrário, sofro as consequências, por norma ao nível da anca, que é beliscada.

De qualquer dos modos, há algo que tenho que reconhecer: o que é certo é que quase todas as mulheres que conheço costumam queixar-se do mesmo relativamente ao sexo oposto, quando estão numa relação a longo prazo. Apesar de não gostar de generalizar, há algo que vem sendo comum: quase todas as mulheres confessam sentir falta de gestos de carinho e falta de elogios da parte deles. É verdade ou não? Quase todas confessam que, ao fim de "x" tempo, beijos espontâneos, mimos, surpresas, mensagens queridas, ou um simples "gosto mesmo de ti" começam a escassear. Por isso, apesar de odiar realmente generalizações, gostaria de perceber por que é que, sendo tão conhecedores de todo o sexo feminino em geral, os tais homens-amantes-de-generalizações não melhoram estes pequenos pontos. São dois pontinhos apenas, e com dois pontinhos apenas se escrevem as palavras mulheres mais felizes. Sim, no plural. No geral. Todas no mesmo saco. Porque, se é para generalizar, não o façam só nas críticas, queridos homens. Façam-no também nas nossas sugestões de melhoria e aprendam connosco.

9 comentários:

  1. O "vocês" é sinal de sermão... costumo responder, que eu saiba ainda sou só uma, mas posso sempre estar grávida de uma menina!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:26

    Pippa

    Por acaso o meu mais que tudo,não tem esse hábito,de generalizar de dizer que as mulheres são todas iguais,quanto aos beijinhos e surpresas, ao fim de 33anos de casados ainda vai havendo,é a ternura dos 50.Por isso os mais novos que não desanimem.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Observador Atento17:47

    "sabes que existe outro sexo, não sabes? Se não estás satisfeito com este em geral..."
    Bom argumento :)

    ResponderEliminar
  4. Depois também há o caso das mulheres que generalizam "Os homens têm a mania de..."
    Há de tudo como na farmácia...

    Quanto aos miminhos...20 anos depois, não me posso queixar:), mas sei que sou uma sortuda, eu sei disso!

    jinhossssssss

    ResponderEliminar
  5. Então afinal quais são os 2 pontinhos? Eu li 5:

    - beijos espontâneos
    - mimos
    - surpresas
    - mensagens queridas
    - ou um simples "gosto mesmo de ti"

    :P

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente também detesto generalizações e comparações.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Miguel15:08

    Acho que está na altura de arranjares um novo e voltas a ter todas as fases cor de rosa de uma relação :) Se calhar devias ter desabafado isto com ele :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:59

    O engraçado é que penso que são dos dois lados. Não creio que seja apenas de um lado essa falta de atenção. É preciso haver esforço dos dois lados.
    Mas hoje em dia é tudo tão efémero que mais rápido as pessoas se substituem do que têm paciência e respeito para levarem as coisas em frente.

    ResponderEliminar