terça-feira, 24 de setembro de 2013

Jogo do gato e do rato

"Ele está há quinze dias sem dizer nada. Digo eu alguma coisa?", perguntava-me ela. E eu não sabia responder. "Não achas mal só me escrever quando lhe interessa?" e eu concordava. Só que não conseguia dar conselhos, porque não conseguia imaginar-me sequer naquela situação. Nunca fui adepta de jogos quando o assunto são pessoas. "Digo agora? Digo depois?" nunca fizeram parte das minhas dúvidas, porque sempre fui transparente. Se queria, dizia. Se não me apetecia ou não tinha saudades, não dizia nada. Se estava chateada, também não era masoquista ao ponto de guardar só para mim - por isso, desabafava com a pessoa em causa. Se tinha alguma dúvida, perguntava. Se gostava, admitia. Se não gostava, não tinha pudores em mostrar também. Sei, no entanto, que muitas mulheres são mestres na arte do gato e do rato, são peritas no toca e foge, e desenvolveram técnicas infalíveis para deixar um homem à espera, na dúvida e, consequentemente, maluco. Eu nunca fui uma delas.

Por isso, neste jogo do "digo eu alguma coisa?", não sou a melhor pessoa do mundo para responder: para mim, a resposta é demasiado simples. Diz se tens saudades e te apetece. Não digas se não gostas da pessoa e não queres fazê-lo perder tempo. Sim, o mundo é mais simples do que a maioria das pessoas quer fazer crer. Ou, pelo menos, eu gostaria que assim fosse. Sempre se vivia num mundo em que as relações dispensariam manuais de instruções.

3 comentários:

  1. Pois pois, mas "o jogo" foi inventado por vocês, só que se esqueceram de escrever os manuais para as que não o conhecem bem :P

    ResponderEliminar
  2. Eu detesto joguinhos. Não tenho qualquer vocação. Mas é uma "arte" que gostaria de dominar. A minha postura sempre foi muito semelhante à tua e sempre esperei isso dos outros. No entanto, os resultados têm sido os piores possíveis.

    ResponderEliminar
  3. Ah os joginhos... Já fiz alguns e já me os fizeram (e não penso que seja exclusivo das mulhres). Mas quando a coisa é espontânea e verdadeira não há jogos que resistam e confesso que é mais delicioso sem esses jogos.

    ResponderEliminar