quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O admirável mundo dos adoradores profissionais

Tenho-me cruzado com algumas pessoas que, após muito contacto, decidi baptizar de "adoradores profissionais". São aquelas pessoas (geralmente mulheres) que andam sempre tão felizes, extasiadas, e excitadas com tudo, que se torna quase impossível manter um verdadeiro diálogo. A primeira exemplar deste mundo conheci num casamento. Estávamos cá fora da igreja, à espera dos noivos, e começo a ouvi-la, ao mesmo tempo que acenava a cabeça convictamente, de micro-segundo em micro-segundo:
- A música foi o máximo, não foi? (ler com um tom eufórico e algo agudo)
- Sim, foi fora do vulgar. (nota: isto é totalmente diferente de "máximo". Os noivos escolheram uma banda de crianças que, por ser constituída por cantores tão novos ,teve alguns solos desafinados a meio, e erros de alguns que entravam muito cedo ou tarde,...)
- E a igreja? Tão rústica!!! Adoro!!
- É engraçada, sim. (nota: não adorei. Era pitoresca, sim, mas muito velha e a precisar de restauro)
- Aiiiii, e a noiva?? Liiiiinda, liiiinda de morrer. Amei!!
Sorri, apenas. A noiva tinha dos piores penteados que alguma vez vi, não consegui inventar nenhuma frase politicamente correcta. Ela era simpatíquissima, mas estava muitos níveis à frente no jogo-do-entusiasmo-e-adoração. E eu não conseguia acompanhá-la, ela estava a sorrisos-luz de distância de mim. Chegámos à quinta, ainda tentei beber logo dois gins, mas a euforia não se ganha assim - já deve ser algo genético. E era vê-la a adorar tudo e todos, acenando e sorrindo à sua passagem. Não, nem dez gins me tornariam uma adoradora profissional daquele calibre.

Recentemente conheci outro exemplar dessa espécie. Começámos a falar de viagens, eu própria entusiasmada com o assunto, mas percebi logo que não tinha hipótese no que ao entusiasmo dissesse respeito.
- ... Por isso, sempre quis fazer essa viagem...
- Também eu!! Que máximo!!!
- Aquilo é espectacular, não é? (perguntei eu, já no nível avançado do tal jogo-do-entusiasmo-e-adoração, confesso)
- É o máximo!! Amei!!!
- Toda a gente devia fazer uma viagem assim na vida.
- Pois é!! Pois é!! Também acho. Que máximo!!
- E ontem vi uma grande promoção num site de viagens. Queres ver? Quem nunca fez devia aproveitar, está muito mais barato.
- Ohh adoro!! A sério? Mostra!!
Peguei no telemóvel. O site começou a abrir. Notei que ela procurava o marido com o olhar, distraída do meu telemóvel. De repente lá ligou outra vez o modo-adoração, e olhou para mim, a sorrir, compenetrada:
- Adoro!! Que máa.... aa... xii.... mo.
O site ainda não tinha aberto. A desolação na cara dela, a olhar para o telemóvel. Silêncio... Até que o site lá abriu. E, com o ele, de novo o sorriso rasgado e decidido:
- Ohh... Adoro!!
Desisti. Tudo o que lhe mostrasse ela ia adorar. E sorrir como se fosse o momento mais feliz da vida dela. E acenar em concordância, como se nunca tivesse concordado tanto com algo como até aquele momento. Sorri de volta e esperei que tomasse ela as rédeas da conversa, a partir dali. Estava cansada de ser tão "adorada". Menos, por favor... Será que é humanamente possível ser-se assim 24 horas por dia? A adorar tudo? A sorrir e a acenar a tudo o que nos dizem, como se cada segundo fosse o auge da nossa vida e tivéssemos espasmos incontroláveis de felicidade? Aiii... vou ali odiar alguma coisa e já volto.

7 comentários:

  1. AHAHAHAHHAHAHA!

    "QUE MÁXIMO,PIPA!"

    Muito bom... esse tipo de pessoas cansa-me. Literalmente! Depois de alguns minutos a aturar os guinchos de euforia que vão soltando, só tenho vontade de me fugir ou beber 10 gins :P

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:01

    Conheço umas pessoas assim,que são um enjoo.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto lia este texto só me vinha à cabeça aquela personagem do Alec Baldwin num episódio dos Friends em que ele era o 'date' da Phoebe. Tal e qual.

    ResponderEliminar
  4. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
    Pois, essa malta em vez de nos animar o dia, cansa-nos. Eu fico exausta com pessoas assim. Provavelmente fazem isso para se fazerem de mais interessantes do que na realidade são. Mas nem precisam de ser aquelas super felizes e tudo é maravilhoso e o máximo. Também podem ser aquelas que têm a mania que sabem tudo e não deixam ninguém falar... Essas então é o "kill me now" :P

    ResponderEliminar
  5. " vou ali odiar alguma coisa e já volto " AHAHAHAH! ADOROOO!! QUE MÁÁÁÁXIMOOO :D

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:26

    Estas pessoas têm uma personalidade histriónica. Necessidade extrema de chamar a atenção, falando de forma dramática.

    Afinal tem um nome essa gente insuportável!

    ResponderEliminar
  7. Tenho 32 anos estou a fazer assim uma breve analise à minha vida e só encontro personagens assim em filmes, coisas de TV.
    Será que na vida real eu sou essa pessoa,!?! humm

    ResponderEliminar