quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Angolano

Na minha faculdade havia muitos Angolanos, Cabo-verdianos, Moçambicanos, Guineenses e São-tomenses. Eram os "Lopes", como alguém, num dia de clara iluminação (e alguma patetice?), decidiu baptizá-los, em jeito de trocadilho (porque faziam todos parte dos PALOPs). Não sei se o nome chegou a pegar ou não, mas ainda hoje, quando alguém diz o apelido "Lopes", me lembro desses meus colegas de faculdade. De qualquer maneira, os Lopes ou PALOPs da nossa faculdade não eram marginais - não!, estavam todos totalmente inseridos na comunidade, frequentavam sempre as aulas, misturavam-se com os Portugueses, iam às festas da faculdade, faziam parte da associação, vestiam roupa de marca (ao ponto de uma amiga minha ter ficado várias vezes embaraçada por se sentar nas aulas uma Angolana vestida igual a ela de cima a baixo - pior trauma para uma mulher)... Tanto eles como os Erasmus misturavam-se perfeitamente e nem se distinguiam no meio das aulas, a não ser pela cor de alguns que denunciava a origem mais próxima dos trópicos.

Na minha faculdade havia pessoas de várias origens, estilos e feitios. E chegámos a ver Erasmus a namorarem com Portuguesas. Portugueses a casarem-se com Angolanas. Portuguesas loucas por Cabo-verdianos de corpos definidos. Portugueses a babarem por Moçambicanas de corpos delineados. E por aí fora. Era uma faculdade Benetton, se tivéssemos que escolher uma marca para a resumir. Assim, no final do último ano, foi com naturalidade que recebi o convite para o casamento dum desses amigos. E foi com naturalidade que vi também que o casamento não tinha cor: era o branco do vestido dela, era o preto do fato dele, era o vermelho da sua gravata, era o verde do ramo dela, era o azul das cadeiras, e eram todas as cores em conjunto e mais algumas, tão intensas como o amor deles. Nesse casamento, dançou-se, bebeu-se, e dançou-se mais de tudo um pouco, desde os ritmos africanos ao pimba lusitano.

Hoje em dia, tantos anos passados, continuei a seguir esse meu amigo mas apenas pelas redes sociais, porque regressou a casa no fim do curso. E foi engraçado ver que, mesmo tendo voltado a Angola, continuou a ser tão Português como nós: a beber cerveja à tarde, a ver o futebol,... E levou-me a acreditar, convictamente, durante todos estes anos: "não há diferenças nenhumas, somos mesmo todos iguais, mesmo sendo de outra cor!". Até que reparei com admiração que teve dois pares de gémeos em pouco tempo. Dois pares de gémeos! Não um, mas dois pares! Andei a pensar naquilo, como é que era possível? Não resisti e perguntei-lhe o segredo, em jeito de brincadeira. Resposta dele: "são coisas que nós, os Angolanos, sabemos fazer... Posso tentar ensinar, mas não sei se Português consegue!". E pronto... naquele dia, todas as minhas convicções caíram por terra: Português nunca será Angolano. Angolano nunca será Português. Ou melhor, não nunca, mas até ao dia em que um Português tenha dois pares de gémeos.... Nesse dia, o mundo Benetton ressurgirá das trevas e seremos todos um só. Um só mundo.

7 comentários:

  1. Anónimo13:11

    ahaha que giro!
    adorei o link para a música, não estava a espera.
    Pippa, MUITO BOA SORTE PARA O NOVO DESAFIO!
    .... podia dizer aonde estava.... :)
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma portuguesa casada com um português que tem dois pares de gémeos, dois casalinhos para ser mais precisa :)

    ResponderEliminar
  3. Dois pares de gémeos, não conheço! Mas trigémeos...bem mais difícil!

    ResponderEliminar
  4. Os meus avós tiveram três pares :)

    ResponderEliminar
  5. Olha eu conheço duas gémeas que tiveram um par de gémeos cada uma, acho que conta para dois pares, não sei...

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipa, mais uma vez venho cá escrever :-), são 4 filhos sendo, vindos de 2 partos gemelares, dai ser 2 ares de gémeos.
    Realmente aqui em angola é muito frequente este tipo de sequência, mas acredito que deva existir em vários sítios famílias assim compostas, raras mas vá, " Existem " , Angolano,africano, Europeu Asiático... todos fazem...
    Já havia dito, que reservo 10min, para a leituras de postagens em atraso :-).. blog noata 10.000.00

    XOXO

    ResponderEliminar