quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A solidão da faca e do garfo

Sempre tive uma aversão a fazer refeições sozinha em restaurantes. Quase que uma fobia. Sentava-me sozinha numa mesa, traziam-me a lista, escolhia…. E depois o qua fazer durante a espera? Era um suplício... Desde o não ter nada para fazer e entediar-me com a minha própria companhia. Ao não saber já mais para onde olhar, ou com que ocupar a cabeça – “pensa em coisas interessantes, rápido” –, até não saber o que fazer às mãos, como pôr as costas, enfim... Era verdadeiramente um drama, quase. E o pior era sentir umas legendas gigantes aos meus pés: “mulher sozinha a almoçar”. E a pergunta fatal:“vai almoçar sozinha ou está à espera de alguém?”. Ai, odiava de morte. Até que… subitamente, sem que nada o fizesse prever, algo aconteceu. Sem saber porquê, muito recentemente a fobia desapareceu, os olhos passaram a saber exatamente o que ver, as mãos descobriram o seu caminho, as costas endireitaram-se sem pensar, os pensamentos normais começaram a fluir e passei a sentir que houve até alguém que teve a gentileza de me tirar a legenda com letras garrafais que me acompanhava nesses momentos.

Aconteceu dum dia para o outro: a fobia desapareceu. E agora pergunto-me: será da idade? Será da melhor invenção de sempre – os smart phones – que nos permite ler blogs, espreitar notícias, responder a emails, jogar Sudoku, etc., mesmo estando sozinha? Será que me tornei melhor companhia para mim mesma? Não sei. A verdade é que parece que, dum dia para o outro, superei algo que me parecia insuperável. O próximo passo? Talvez ir ao cinema sozinha. Passei anos a achar a ideia medonha – “cinema sozinha?? E com quem se fala durante o filme? E com quem se partilha as pipocas? Com quem nos rimos? Com quem procuramos lugar?”. Ultimamente, ando até a pensar que tenho que conseguir fazê-lo nem que uma só vez para ultrapassar esta minha outra fobia estúpida.

Alguém partilha ou já partilhou disto? Alguém odeia tanto como eu odiava fazer refeições sozinho em restaurantes e ir ao cinema sozinho? Vá, identifiquem-se e juntem-se aqui, tipo clube de alcoólicos anónimos, versão fobia-a-almoçar-em-restaurantes-sozinho-e-ir-ao-cinema-sozinho anónimos. Quem sabe até somos muitos e podemos partilhar histórias e traumas que superámos.

15 comentários:

  1. Eu identifico-me com tudo isso. Acho, no meio disso tudo, que os smartphones ajudaram a ultrapassar a fobia. Mãos ocupadas, olhar fixado em algo, nosso. Se houver uma tv também não é tão mau.
    Ainda assim, continuo a não gostar de almoçar fora sozinha.

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente é algo que nunca me fez confusão. Adoro ir ao cinema sozinha, até porque mesmo quando vou com companhia não falo durante o filme. Não me custa comprar um bilhete apenas, nem que olhem para mim com ar de: mas vem sozinha?
    Como não tenho smartphone, quando vou a algum sitio sozinha (café, esplanada) levo um livro e perco-me a ler, nem me lembro que estou sozinha. A minha companhia é fantástica. Mas é como tudo, nem nunca, nem sempre!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:21

    Desde miúdo que me habituei a ir sozinho ao cinema, pq o meu pai costumava comprar-me bilhetes de cinema e lá ia eu todo contente ao cinema. Em adulto, sempre gostei de estar no cinema sozinho, pq posso escolher o filme que quero e estar mais concentrado.

    ResponderEliminar
  4. Almoçar sozinha não me faz confusão nenhuma, mas com companhia é smp melhor. E sim, os telemóveis e os tablets ajudam a ultrapassar a "solidão".
    Cinema sozinha nunca experimentei, mas acho que isso sim me faria espécie :P

    ResponderEliminar
  5. Eu vou muitas vezes ao cinema sozinho, nos horários que gosto para não apanhar com muita gente.
    Ah e no cinema podes usar o mesmo truque que usas no restaurante: usas o smartphone para te entreteres :P

    Mas um conselho. Se fores ao cinema sozinha, faz por lá chegar em cima do horario da sessão. Vais ver que custa menos.

    ResponderEliminar
  6. Também me sinto muito desconfortável quando tenho de comer sozinha num sítio público, mas, cinema?... No cinema é para se estar calado e ver o filme, não é para pôr a conversa em dia, por isso não me faz impressão nenhuma ir sozinha!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:22

    Eu também odeio almoçar sozinha... Felizmente poucas vezes me acontece, mas fico sempre como tu, sem saber para onde olhar, e acho que toda a gente fica a olhar para mim! Desde que tenho smartphone, a verdade é que parece que me sinto mais acompanhada também. Comparo a quem fuma ou a quem tem cão, parece sempre que quem está a fumar está ocupado com algo, e mesmo que esteja sozinho, está sempre a fazer alguma coisa! Não estás sozinha :) ***** R.

    ResponderEliminar
  8. Eu não costumo entrar em pânico por almoçar sozinha ou ir ao cinema sozinha, mas tenho sérias crises de ansiedade só de pensar em situações novas, ou coisas que nunca fiz, sozinha... Chego ao ponto de ficar cheia de adrenalina só por apanhar um comboio sozinha. É ridículo mas é verdade...

    ResponderEliminar
  9. Sofia23:42

    Odeio almoçar sozinha :( principalmente em sítios públicos claro, em casa não me faz confusão. E desde que comecei a estagiar, já não posso ir a casa e muitas vezes tenho de almoçar entre a faculdade e o estágio, o que faz com que almoçar sozinha em sítios públicos tenha passado a ser parte da minha rotina! Confesso, é o momento do dia que menos gosto! Em relação ao cinema, nunca fui sozinha mas não me faz confusão, ia perfeitamente bem sozinha (odeio falar durante o filme!)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:55

    Também faço parte do clube. Quando acontece ter que almoçar sozinha, mesmo na cantina da Universidade em que não tenho que esperar na mesa para ser servida, sinto-me muito desconfortável. Ao cinema nunca experimentei, não sei se gostaria. Já cheguei a nao aproveitar um convite para uma ante-estreia porque não tinha companhia mas também já pensei que devia experimentar.

    DA

    ResponderEliminar
  11. Faço parte do clube, não gosto de almoçar/jantar publicamente sozinha, faz-me mta confusão, mta mesma e não tendo smartphone ainda mais :) Já ir ao cinema sozinha é algo que fiz muitas vezes e continuo a fazer, dá-me gosto escolher sozinha os filmes que sei que o "hubby" não vai gostar.

    ResponderEliminar
  12. Nas refeições, nunca tive essa fobia, até porque desde cedo tive de almoçar sozinha, em empregos em que as companhias não eram nada de interessante ... mas cinema, partilho ctg !! Acho que é a única coisa que nunca fiz sozinha: ir ao cinema ! Há uns anos , era ir à praia, depois experimentei e agora não quero outra coisa :)

    ResponderEliminar
  13. Ir a um restaurante sozinha ainda é algo que evito. Sinto-me demasiado consciente do olhar dos outros. Mas idas à praia ou ao cinema sem companhia não me fazem confusão. Aliás, detesto aquelas pessoas que estão sempre a falar connosco durante os filmes. A companhia para ir ao cinema tem de ser muito bem escolhida, pelo menos no meu caso.

    ResponderEliminar
  14. nelson18:22

    O medo e a fobia não é a mesma coisa.
    O medo é um mecanismo de sobrevivência de lutar ou fugir.
    A fobia é medo de uma forma exagerada e irracional a situações normais como ir ao cinema , centro comercial... e isto tem tratamento há terapia eficaz.

    ResponderEliminar
  15. Pippa, já partilhei dessa sensação, tinha pavor a almoçar sozinho e achei que ia ser assim a vida inteira! Até que, quando sai da Universidade e comecei a trabalhar e estava cansado de pessoas e etc durante o horario laboral, a coisa que melhor me sabia era ter uma hora sozinho, sem ninguém a azucrinar. passou de um pavor, para a melhor parte do dia! Estar sozinho a comer era uma paz :)

    ResponderEliminar