quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"O" convite do ex.

Em conversa com a minha prima, soube da grande novidade: o ex dela de há muitos anos (de quem eu até gostava muito, devo confessar) vai casar. Mas a novidade não era só essa: o ex dela ia casar e tinha-a convidado, a ela e ao namorado.
- A sério? E vais?
- Não tenho desculpa para não ir....
- Pois… mas apetece-te ir?
- Nem por isso. Vai ser esquisito. Principalmente porque não vai muita gente que conheça.
- Eu acho que o pior é mesmo para vocês. Os noivos vão estar divertidos e nem se lembram dos convidados todos. O pior é para ti e para o teu namorado, que não se vão divertir muito e vão sentir-se sempre um bocadinho constrangidos.

Haverá alguma regra de etiqueta para estas situações? O/a ex deve convidar para o casamento? E a/o ex deve aceitar e levar namorado/a? Eu sei que há mil nuances e mil tipos de relacionamento, mas partamos dum exemplo comum: namoraram cerca de dois anos, acabaram há quatro. Ficaram amigos, mas à distância. Foram falando, mas nunca marcaram cafés, nunca mais conviveram muito. Arranjaram novos namorados a quem dizem que têm boa relação com o ex, mas nunca houve misturas entre passado e presente, separando-se os grupos e mantendo-se sempre o bom relacionamento apenas ao telefone. Subitamente, vem o casamento. Na minha opinião, quem fica mais incomodado na festa será sempre o ex convidado, que sentirá os olhares e comentários alheios.
- Vês? Aquela é a ex.
- Era bem mais gira. Ele ficou a perder agora.
- Pois, mas ele também engordou muito. Desleixou-se muito nos últimos anos. E já está a ficar careca.
Ou então:
- Já viste a X? Resolveu vir ao casamento. Eu não viria, no lugar dela.
- Nem eu! Achas que ainda estava com esperança de o fazer mudar de ideias?
- Quem sabe… Ela era louca por ele.
Ou:
- Olha a X! Veio com o novo namorado.
- Foi de cavalo para burro.
- Mas acho que o novo tem muito dinheiro.

Não interessa o que se diz. Haverá sempre comentários por parte de alguém, digam o que disserem. E, por muito que sejam comentários inocentes, deve ser desagradável para o alvo dos mesmos. Quanto a mim, nunca estive nessa situação. Se me convidassem, claro que ia e com todo o gosto, mas, por outro lado, não sei se será correto para a cara-metade ter pessoas na festa que sabe que já andaram com a/o sua/seu amada/o. Será? A sociedade terá evoluído tanto ao ponto de já ser socialmente aceite ter antigas histórias no dia de casamento? Não sei. Como disse, não tenho nada contra este tipo de convite. Só sei que deve ser constrangedor para o convidado. Não acham? Convidaram? Já foram convidados?

15 comentários:

  1. Não acho mal o convite ter sido feito.
    No entanto acho que a tua prima não deveria ir, simplesmente porque não vai lá fazer nada. O objetivo de ir a um casamento é rever pessoas que se conhecem e/ou estar com pessoas que nos dizem alguma coisa, o que me parece que não é este o caso.

    ResponderEliminar
  2. o.O eu fugia a sete pés do convite... não tem a ver com o facto de se ter tido um óptimo relacionamento ou não, de se manterem amigos ou não, mas precisamente pela situação que descreveste, de embaraço e desconforto... awkward!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu nem convidei a minha ex de quase 4 anos, e terminado o relacionamente há outros 4 (quando casei), nem ela me convidou pouco antes.

    Mantemos uma amizade saudável à distancia (mas isso fruto de cada um ter seguido a sua vida em sitios diferentes), mas mesmo que ela me convidasse eu não iria ao casório dela...
    Ela é passado, passado bem resolvido, mas vivemos muita coisa juntos que iria custar recordar naquelas circunstancias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:53

      Será porque ainda gostas dela? IAN

      Eliminar
    2. Não, mas foram outros tempos...

      Eliminar
  4. Eu tenho um espírito bem mais conservador em relação a isso, ao ponto de não ter qualquer tipo de contacto com os meus ex, quando acaba acaba, não há espaço a amizades, nada, cada um segue o seu caminho, quanto mais convidar para o meu casamento !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, não há cá misturas.
      eu não iria ao casamento nem convidaria para o meu...tenho metalidade de avó nestes assuntos

      Eliminar
  5. Concordo com estes dois últimos comentários! Sei que nunca iria ser convidada, mas caso fosse, nunca na vida lá metia os pés Oo

    ResponderEliminar
  6. Sugestão: transformar a regra de etiqueta em honestidade.

    "Não sei quantos, estive a pensar, eu desejo-te toda a felicidade, sabes que sim. Mas acho que não faz sentido ir ao casamento. Não me dou com as pessoas, não vou estar contigo, e sabendo que se cortam nos convites, acho mesmo que devias convidar amigos mais próximos em vez de eu estar a a ocupar lugar. Compreendes o que quero dizer? Vai lá, felicidades, quero ver fotos!".

    Era o que eu faria. Seria incapaz de ir fazer um frete, que é mesmo disso que se trata.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:12

    No meu casamento tinha duas ex do meu marido. para mim não foi estranho mas acho que para elas foi, porque beberam demais e uma ainda vomitou em cima da minha mãe!

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca fui convidada para os casamentos dos meus ex, mas também acho que se o fosse desculpava-me e não ia. Acho que deve ser uma situação estranha.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Por muito que sejamos amigos do nosso ex- há limites para certas coisas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:25

    Eu não convidei o ex para o meu casamento, mas uns meses depois ele fez questão de me enviar para casa por correio um convite para o casamento dele. Claro que não fui. Passado é museu!

    ResponderEliminar
  11. Pois eu fui ao casamento do meu ex. Porque ele se casou com a minha melhor amiga e eu adoro-os :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo06:59

    As regras dizem que não se convidam ex para casamentos!! E caso algum ex tenha a estapafurdia ideia de o fazer, o convidado deverá enviar um postal a desejar felicidades aos noivos

    ResponderEliminar