quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Amo-te

Sou só eu que acho que só se podem amar pessoas? (e poucas, durante a vida)
Confesso a minha incapacidade para "amar" roupas. Ou para "amar" actividades. Tampouco sei "amar" coisas.
E se há coisa que me faz imensa confusão é ouvir alguém dizer frases como "aquele casaco? amo!", muitas vezes seguido dum "de paixão". Ou então "amo viajar". Ou "nós amamos ficar em casa a ver séries". E infelizmente parece-me que estas expressões caíram nos hábitos da maioria das pessoas. Banalizou-se o sentimento.

Eu sou do tempo em que se amava as pessoas mais queridas, apenas. Pai, mãe, avós, irmãos... e o "Tal". Sem nunca invocar a palavra "amor" em vão.
A verdade é que sou uma romântica e acredito que a palavra deve ser guardada, a sete chaves, no nosso coração e só ser dita naqueles momentos em que não conseguimos mais mantê-la cá dentro. A pessoa assim o exige. Este é um dos presentes mais preciosos em forma de palavra que podemos dar. E gosto de acreditar que todas as (poucas) vezes que o disse foram realmente sentidas e... merecidas. :)


11 comentários:

  1. Sinto o mesmo. Hoje em dia acho que até devia ser um bocado mais leviana com a palavra, uso-o tão pocuo! Mas à medida q fui crescendo, fui-lhe dando ainda mais valor e de cada vez que a uso sinto que estou a gastá-la e que é quase um gesto mágico que deve ser usado só em momentos que a mereçam! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo um gesto mágico. Ou, pelo menos, é suposto ser.

      Eliminar
  2. tens toda a razão...eu confesso que se calhar já me saiu para pessoas para as quais não devia ter saido...fazes bem em guardá-la, é sem dúvida uma das palavras mais especiais que temos para dar a alguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que saiu a toda a gente, mas é assim que se aprende. ;)

      Eliminar
  3. Pessoas, pessoas, concordo. Mas às pessoas que amamos dizê-lo muitas vezes, sempre que possível, sem dia nem hora marcado. Neste mundo de "coisas" carros, casa, carteiras, sapatos, jois, perfumes... importa que se manifestam os afetos, sem medos, cada vez mais, correndo o risco de ser "lamechas":)

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo com o demonstrar dos afectos, sem pensar duas vezes, com total espontaneidade. Só defendo contenção nas palavras, porque às vezes usam-se demais e tornam-se "vulgares".

      Eliminar
  4. as pessoas confundem o "gostar (muito)" com o "amar"! aprendi tb a só dizer a palavra quando ela tem realmente o significado profundo. demorei mt a dize-la ao meu "mais q td", mas qd a disse foi um momento mt especial e cada vez q lhe digo tb o é! demonstro é tdos os dias o amor que sinto, nao só por ele, mas tb pelos meus pais, avó e irmãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também demonstro. Aliás, toda a gente que me conhece sabe que sou uma sentimentalóide, preciso de ter as pessoas que gosto perto de mim, sempre. Só me contenho com o verbo "amar"... :)

      Eliminar
  5. Acho que as pessoas não usam a expressão por mal. Mas o sentimento amo-te é sentido em relação a uma pessoa e não a um objecto. Mas, posso dizer-te que amava o meu cão como se fosse o irmão que nunca tive. E não estou a mentir ou exagerar.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito. Eu tenho um carinho inqualificável pela minha pequenina de quatro patas. A minha panca é só com o banalizar deste verbo em particular. ;)

      Eliminar
  6. Joana03:30

    Também conta amar o animal de estimação? ;) É que eu amo o meu...
    De resto, concordo ctg!

    ResponderEliminar