segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Play it again, Sam


A propósito dos jantares de Natal que todas as empresas têm marcado nos últimos dias, estava a falar com uma amiga minha sobre o jantar do escritório dela:

Ela: "(....) Nem imaginas. Havia um piano na sala e um dos sócios decidiu começar a tocar."
Eu: "E tocava bem?"
Ela: "Mais que bem. Fiquei arrepiada. Até filmei. Ora vê." (e mostrou-me um vídeo que fez com o telemóvel. Realmente era lindo. Ele tocava, tocava, tocava. Sem partitura, sem hesitar e sem enganos. Fiquei nostálgica.)
Eu: "Sabes, fiquei com saudades de tocar piano. Não toco desde os 18 anos. E acho que tocava tão bem... Às vezes penso que é um disparate termos algumas capacidades, hobbies que adoramos e nos dão prazer, e esquecemo-nos simplesmente disso. Parece que não queremos ser felizes, não é? Eu adorava mesmo tocar, era das coisas que mais feliz me fazia!"
Ela (sempre mais prática que eu, nestas coisas): "Simples, tens que voltar a tocar, então. Queres saber o que eu realmente pensei?"
Eu: "Diz...."
Ela: "Só pensei 'vou mas é decorar duas músicas e na próxima festa dou um brilharete'. Com sorte ainda me convidam para ser sócia também".

Dei por mim hoje a rir a pensar nisto. Eu toda nostálgica a pensar no piano e nos arrepios que ainda sinto quando oiço alguém tocar. Ela prática, sem melodramatismos. É por isso que gosto de ter amigas diferentes de mim. :)

Nota: o piano da foto surgiu no filme Casablanca (1940) e foi vendido na passada Sexta por 455.000€. Não foi revelada a identidade do comprador que o adquiriu no leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque. É nesse piano que Sam, o pianista, interpretado por Dooley Wilson, toca a canção mais conhecido do filme, As Time Goes By.

3 comentários:

  1. Agora quem ficou nostálgica fui eu :) especialmente pq na altura do natal havia sempre o sarau musical dp do jantar do dia 24 até à abertura das prendas! :)
    tb toquei piano, dos 9 anos aos 18 anos e parei! estive anos mesmo sem tocar, até o meu avô falecer e agora vou tocando qd tenho mais saudades! ele era o grande impulsionador da minha "carreira musical" :)
    Acho mm que a tua amiga tem razão... para "desenferrujar" mais vale treinar uma ou duas músicas :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca tive nenhum talento do género. Por isso não sei o que é pensar: porque parei? O mais semelhante que sinto é quando vejo maus jogadores de futebol e pergunto porque não tive uma oportunidade. Eu e milhões melhores do que eu.

    Quanto aos amigos, é bom ter perto de nós pessoas que pensam de forma diferente.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Muita falta fez um piano em alguns jantares a que tive de ir...

    ResponderEliminar