segunda-feira, 29 de julho de 2013

A arte de ser rei

Ontem, como escrevi na página do facebook, descobrimos a seguir ao jantar um antigo exame da 4a classe e pusemo-nos (um bando de adultos) à volta do computador a tentar responder com afinco às mesmas perguntas a que já muitos dos nossos pais ou avós responderam. E que difíceis que eram! Desde exercícios de Matemática complexos e com números como "100,45 escudos" ou "8,67 litros" até perguntas de Geografia, Português, História,... E ficávamos aliviados de cada vez que conseguíamos responder a mais uma pergunta, por mais tempo que demorássemos. "Ok, consegui responder ao mesmo que uma criança de 10 anos...", lá diria orgulhoso cada um de nós a si mesmo. Até que chegaram as perguntas de História:
"4- O Rei d. Duarte foi, também, escritor. Qual o principal livro que escreveu?"

Ficámos todos em silêncio. Mas quem é que sabia isto? Até que um de nós diz, a medo - "não foi o Livro sobre a arte de bem cavalgar toda a sela?". Risos. "Que raio de nome, claro que não!! Ahah." Fomos ao Google, esse amigo sempre tão sábio e presente. E não é que foi mesmo? Uma coisa sei: estes reis tinham realmente muito muito tempo livre. Devia ser uma maçada ser rei...

4 comentários:

  1. Também não me parece que os professores esperassem grande coisa dos alunos, com linhas de resposta tão pequenas.

    ResponderEliminar
  2. Essa resposta eu também não sabia.

    ResponderEliminar
  3. Sofia, eu lembro-me de levar ralhetes da professora para apertar a letra. Nao havia cá letras à escolha do aluno, era tudo pequeno e apertado, talvez para poupar espaço. Eu tenho 33 anos e lembro-me perfeitamente de fazer testes desses, ainda os tenho comigo e dá-me tanta vontade de rir quando vejo os exames da minha filha com 11 anos. O facilitismo é brutal.

    ResponderEliminar
  4. Só (acho que) sei a 2ª. Agora podias muito bem dar as respostas das outras. Sim, que ir ao Google também dá trabalho.

    ResponderEliminar