quinta-feira, 25 de julho de 2013

A nova colega

Tenho uma nova colega. De minha parte, não houve logo empatia. Não me olhava nos olhos (e irritam-me um bocado pessoas que não olham logo nos olhos), não sorria muito e agia como se eu não existisse, mesmo quando passava por mim (um sorriso custava muito?). Fez-me apenas duas ou três perguntas muito formais, tratou-me por "você", mesmo sendo da minha idade e atirou-se para o trabalho sem mais. Pareceu-me um pouco fria e demasiado prática, apenas voltada para o trabalho e não para as pessoas, mas na altura pensei "menos mal. Esta vai ser daquela que não arranja chatices nenhumas, nem gosta de cusquices, porque vive no mundo dela." Até porque, pela minha experiência, as pessoas demasiado simpáticas e prestáveis ao primeiro contacto costumam revelar-se depois umas chatas do pior.

Passou uma semana. Duas semanas. Conversámos um dia enquanto tirávamos um café na máquina. Disse-me, já não sei a que propósito, que não tinha televisão em casa. E que ia casar-se, mas não percebia nada de moda e decoração, por isso ia ser um casamento muito simples e sem grandes floreados. No dia seguinte, aconteceu outra vez: enquanto tirava um café, lá apareceu. Contou-me como tinha conhecido o noivo, falou sobre os pais e sobre as férias. Quanto à televisão, disse-me ainda "prefiro ver um bom filme ou uma boa série. Ler o meu jornal. E ficar na varanda com o meu namorado a conversar e a beber um bom vinho". Começámos a conversar sobre música. Começámos a conversar sobre viagens. Conversámos até sobre vinhos, uma das paixões dela. E isto foi continuando.

Aos poucos, todos os dias, no final da manhã, acabámos por dar por nós sempre a conversar uns minutos. E no final do dia também. E acabei por gostar da maneira prática de estar dela. Da maneira descomplicada com que lida com tudo. Da forma apaixonada com que trabalha. No próximo Sábado vai casar-se. E eu não conheço o noivo, mas acredito que, se pensar como eu, vai ter para sempre uma lufada de fresco na vida dele e diferente de quase todas as mulheres que já conheci. Vai poder discutir carros. Vinhos. História. Política. Destinos a conhecer. E nunca vai ter que levar com séries de mulheres ou discussões sobre roupa. É daquelas mulheres que vive no seu mundo, não vive obcecada em fazer amigos, mas que se vê que, depois de os fazer, os mantém para a vida. Gosto da minha nova colega. E desejo-lhe um casamento realmente feliz.

16 comentários:

  1. Esta tua colega podia ser chamada de anti-social ou até ET mas no entanto parece ser uma pessoa fantástica.
    Olhar além do superficial é tão mais agradável pelas descobertas inerentes, e surpresas boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Neste caso, verificou-se e tive realmente uma óptima surpresa.

      Eliminar
  2. Vocês são uma espécie de Danny Crane e Alan Shore, mas em vez de conversarem à noite no balcão de uma varanda de Boston, enquanto bebem whisky, fazem-no de pé, a beber café. Podia ser pior. Mas olha que não há mal nenhum em ver séries de mulheres e discutir roupa. O problema é quando só se vêem séries de mulheres e só se discute roupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo séries de mulheres e gosto de roupa. Mas é sempre uma lufada de ar fresco conseguir sair desses assuntos e falar sobre coisas mais interessantes, não é?

      Eliminar
  3. <3

    Espero que a nova colega siga o teu blog e tenha o prazer de ler esta doce dedicatória :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:06

    Fiquei com vontade de conhecer a tua colega, aparentemente temos muitos gostos em comum!

    É jeitosa ao menos? :-)

    *** P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah. É, sim.

      Eliminar
    2. Anónimo17:42

      Esse P. está a habilitar-se a ir de férias com a tua amiga, teriam muito para conversar... ***** R.

      Eliminar
  5. Observador Atento13:16

    "Disse-me, já não sei a que propósito, que não tinha televisão em casa."
    "Quanto à televisão, disse-me ainda "prefiro ver um bom filme ou uma boa série." ???
    1.º Como é que ela ve "um bom filme" sem televisão?
    2.º Como é que ela ve "uma boa série" sem televisão?
    Se quanto a primeira questão ela pode ir ao cinema; quanto a segunda... se eu fosse ao futuro marido teria cuidado porque ela deve andar a frequentar outra casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:15

      Pode ver as séries no computador, tal como os filmes ;)


      S.

      Eliminar
    2. A S. já respondeu, por isso faço minhas as palavras delas. No entanto, também gostei dessa teoria, devo admitir. Parece-me que não deverá ser uma hipótese descartada. ;)

      Eliminar
    3. Observador Atento23:32

      Efectivamente têm razão. A minha mente perversa está sempre a pregar-me partidas.
      ;(

      Eliminar
  6. As primeiras impressões são tantas vezes tão diferentes da realidade que se percebe depois. Prefiro assim, não gostar, e aos poucos ir percebendo que não era bem como fez parecer ao inicio...é uma surpresa boa. Aproveita que tens a companhia de alguém assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que um dia destes tens uma surpresa destas aí no teu trabalho, Carolina... Já era tempo... ;)

      Eliminar
  7. Caramba, além de um anónimo como o teu agora também quero uma colega como a tua. Aqui na firma sou a única mulher, tenho uma atenção especial por parte dos homens, mas às vezes cansa ser sozinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre tentar "mulherizá-los", ie, pô-los a falar sobre assuntos femininos. Ou então vens até aqui e trocamos uns comentários para não te sentires sozinha, qual fórum de mulheres. ;)

      Eliminar