quarta-feira, 24 de julho de 2013

Algodão doce sem calorias? Eu conto tudo.

Nunca tive o (saudável) hábito de ouvir maioritariamente música em português. À excepção de uma ou outra banda, sempre fiz parte do grupo de pessoas que preferia ouvir cantar em inglês, por causa da sonoridade, porque era mais melódico, ou simplesmente porque sim, porque gostava mais. Assim, apesar de ter crescido com o Sérgio Godinho e Os Amigos do Gaspar (aqueles bemóis e sustenidos são inconfundíveis, não são?), apesar de ter dançado alguns slows ao som da Lua do Pedro Abrunhosa, apesar de ter saltado para os ombros de amigos em concertos dos Delfins, ter até olhado a Serra do Pilar ao som do Porto Sentido, apesar de me ter emocionado ao som d'Aquele Inverno ou de ter até tocado mil vezes o Barco Negro no bandolim (fica para outra história), a verdade é que a música em português foi ficando para trás, juntamente com todas estas recordações. Há muitos anos que a minha playlist só tinha músicas em inglês.

Até que, recentemente, comecei a redescobrir o que é cantado na nossa língua. E sei que as rádios contribuíram fortemente para isso. Comecei a ouvir bandas novas e músicos novos com qualidade, vozes cheias de garra, letras que me faziam querer ouvir a música outra vez, e outra vez, e deparei-me com uma musicalidade nova, a reinterpretar o conceito de portugalidade. Assim, fui descobrindo, nos últimos anos, bandas que cantam em português e que me fizeram querer ouvir outra vez, e outra, sem me cansar. Bandas como os Paus, os Salto, os Trêsporcento, os Ciclo Preparatório, e músicos como o B Fachada e a Márcia (adoro a voz dela e a forma como pronuncia as palavras, cheia de "t"s), entre tantos, tantos outros... E descobri também uma voz de algodão doce, daquelas vozes que preenchem todos os espaços da música mesmo quando já não estão a cantar, tal como o sabor do algodão nos fica na boca horas depois de o acabarmos. Descobri que se chamava António Zambujo e acho que ando um bocado viciada na voz dele... Nada como matar as saudades do sabor do algodão doce, mas sem as calorias, certo? E vocês, o que têm ouvido em português?

8 comentários:

  1. Aconselho Deolinda e uma banda que ainda não é muito conhecida que se chama Capitão Fausto! :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:52

    Eu oiço maioritariamente música portuguesa e brasileira.
    O António Zambujo é fabuloso! Já o sigo há alguns anos e fico feliz de finalmente ele estar a ter o reconhecimento que merece! Aconselho a ida a um concerto, são momentos emocionantes!

    ResponderEliminar
  3. Se não me engano a minha prof de localizado usou uma música dele na aula para o relaxamento...

    ResponderEliminar
  4. António Zambujo é simplesmente maravilhoso... delicioso! Do melhor que se faz em Portugal!

    Também a-do-ro a Carminho! Tive o prazer de a ver ao vivo (na sala de espectáculos mais bonita de portugal - Teatro Circo) e foi espectacular! :)

    Também gosto de 2008, Peixe Avião e Ornatos (adoro adoro adoro)

    ResponderEliminar
  5. Caramba, estamos a falar de música, quando vi o título já estava pronta para perguntar "E gomas sem calorias", isso é que me dava mesmo jeito, gomas e gelados.

    ResponderEliminar
  6. Joana17:38

    Virgem Suta e Diabo na Cruz :)

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem cresci na mesma epoca que tu. E nunca fui grande fã de musica portuguesa tirando alguns nomes dos que citaste. Ultimamente tenho descoberto boa e muito bem interpretada musica Portuguesa. Aleluia!!!
    Adoro a minha lambreta ou flagrante di António Zambujo como todas as outras do slbum. Posso aconcelhar Samuel Uria que nao fica atrás. E tenho aquelas nivas fadistas como carminho e sna moura gravadas nis fabiritos. Que bom podrr ouvir mysica portuguesa e nao me sentir pimba nem rokeira

    ResponderEliminar
  8. Eu sou fanática por doismileoito. Já os vi ao vivo e delirei no concerto deles :D É daquelas bandas que se ouve os discos de uma ponta a outra e nem se dá conta da passagem do tempo. Aconselho vivamente :)

    ResponderEliminar