quarta-feira, 3 de julho de 2013

As minhas unhas

Numa altura em que se discute a instabilidade política do país, decidi abordar hoje outro tema assaz preocupante: o futuro das unhas das mulheres. Ok, talvez a escala de preocupação seja diferente: este tema é internacional e não se restringe ao país, como o primeiro.* Estava a ler este blog - que descobri recentemente -, e percebi que finalmente podemos estar (literalmente) em boas mãos. Isto porque, de acordo com a imprensa especializada, Peter Philips abandonou a liderança, após cinco anos, enquanto Director Criativo da Chanel Make-Up. E se o mundo da moda chora a sua saída - que é feito do do Particulière, do Jade, do Mimosa? - eu, feliz defensora das unhas mais naturais, feliz defensora do fim da escravatura "unhal" e da opressão das limas, alegro-me um pouco. Como podemos verificar nesta campanha mais recente da marca (retirada do referido blog), a verdade é que parece que as unhas respiraram de alívio e aparecem, por fim, livres e sem vernizes.
Sei que se trata de algo de que poucos gostarão, mas quanto a mim sempre preferi unhas mais discretas, sem acrílicos, sem terem meio metro de comprimento, sem cores berrantes (a não ser no Verão), sem brihantes, sem desenhos, sem grandes confusões. A verdade é que não tenho jeito nenhum para arranjar unhas, odeio o cheiro que fica na lima após limarmos a unha, e acho um bocado anti-higiénico usar as unhas demasiado compridas - imagino imensa porcaria a viver alegremente debaixo das garras -, além de ser pouco prático. Prefiro a manicure francesa, hoje e sempre. Gosto também dum branco, dum rosa claro, dum preto a contrastar com roupa formal, gosto de cinza e cappuccino. Aceito um laranja/ framboesa no verão. Ou um azul petróleo uma vez ou outra. Até aguento um azul Tiffany ou um amarelo claro se agarrado às unhas vive alguém com estilo. Mas a banalização do arco-íris nas unhas acabou por tornar-se, ultimamente, assustadora. Tem sido usada para o mal, por tudo o que é pimbalhada. E, comigo, funcionou como um back to the basics. Deixei de aceitar qualquer verniz que não fosse a clássica manicure francesa desde há mais de um ano. E, no dia a dia, ando com as unhas sempre ao natural.

A diferença é que, até aqui, passava por empregada de limpeza com as unhas assim sem nada. Após esta campanha, já posso dizer: "as minhas unhas? São Chanel!!". ;) E desse lado, como gostam das unhas?

*Esta parte é a brincar, calma. Mas sinceramente apeteceu-me não abordar temas muito sérios, hoje. Devo estar em modo negação...

9 comentários:

  1. Admito que gosto bastante de cores nas unhas e experimentar um verde ou um azul fortes, ou um coral bonito.
    Mas sem duvida que as garras que vemos hoje em dia, qual árvore de Natal são um medo... não acho elegantes de todo, acho pouco higiénico como referes e sou incapaz de fazer coisas como escrever ou tirar uma lente de contacto sem vazar uma vista!

    ResponderEliminar
  2. Não poderia concordar mais com essa opinião!!! Chega a ser ridiculo!!

    ResponderEliminar
  3. Estou mais preocupada com as sobrancelhas da moça...

    ResponderEliminar
  4. Sempre gostei de pintar as unhas, mas ultimamente ando numa de não as pintar, de andar com elas ao natural.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:02

    Eu pinto sempre as unhas, mas prefiro os clássicos (francesa, vermelho, vinho).

    ResponderEliminar
  6. As unhas são o meu calcanhar de Aquiles porque tenho o vício horrível de as roer (shame on me). Mas não até ao tutano, é um roer assim mais jeitosinho, mas o suficiente para ter dias em que nem consigo olhar para elas. Coloquei, por uma única vez, unhas de gel e arrependi-me de seguida.
    Quando as pinto, a coisa ainda disfarça, mas, agora com um bebé, a disponibilidade (e paciência) para o fazer já não é a mesma...De maneiras que fico felicíssima com esta novidade!! Hoje também as trago "au naturel", só com um verniz transparente porque, na verdade, não tive tempo de pintar por cima com outra cor :-)

    ResponderEliminar
  7. Ai desculpa...mas como consegues falar de unhas? Eu estou fixada nas sobrancelhas da rapariga! :p

    Eu gosto de cores vivas no verão, hoje estou com um rosa-morango (isso existe?) mesmoooo giro:p

    ResponderEliminar
  8. Está a secar um rosa clarinho ;)

    ResponderEliminar
  9. Hoje em dia assiste-se a uma liberalização das unhas! Estão disponíveis diversas cores formas feitios e mesmo texturas. Eu confesso-me uma viciada em ter muita cor nas unhas, cores alegres mas sempre no básico. Em casa tenho vários vernizes de cores alegres! Gosto mesmo muito e há cores lindíssimas para combinar com as cores alegres do verão.
    No entanto o problema das unhas é que existe uma linha muito ténue para que estas fiquem um pouco exageradas e com falta de gosto...
    A necessidade de fazer diferente faz com que a nail art muitas vezes passa para o lado de lá =)

    ResponderEliminar