terça-feira, 16 de julho de 2013

As noivas e as grávidas são sempre bonitas

É uma frase que muitas vezes repetimos: "que noiva bonita!!", "que grávida tão bonita!!". E repetimos tantas vezes que se tornou praticamente uma regra inviolável as noivas e as grávidas serem sempre assim - radiantes, bonitas, com uma aura especial. Mas será que o que as faz bonitas não é, afinal, a importância e solenidade que atribuímos ao dia do casamento e ao estado de graça? Será que o que as faz bonitas não é a felicidade que nós associamos a ambas? Será que não somos nós que nos cobrimos com um manto de felicidade e beleza que impede os nossos olhos de filtrarem a realidade, tal como ela é? E será que não é esse manto que nos faz ver uma Heidi Klum mesmo que seja afinal uma Fanny, só porque está vestida de branco, com véu e grinalda, ou só porque está à espera de um bebé?

Há tempos, tive um casamento de uma pessoa que não conhecia bem. Deixei o tal manto em casa, porque só o costumo usar junto dos mais próximos e queridos. E, pela primeira vez, não me emocionei com a cerimónia da igreja. Não me emocionei ao ver a noiva. Analisei tudo friamente. A maquilhagem. O cabelo. O vestido. Os sorrisos. Até o beijo. Analisei o penteado. E critiquei mentalmente. Até que me auto-censurei. "Estás numa igreja, por amor de Deus! Deixa que o Amor e a Bondade se apoderem de ti. Vá, olha para tudo com bondade. Com carinho. Sem julgamentos. Sem críticas". Olhei para as figuras de anjos desenhadas ao meu lado. Tentei sorrir do mesmo modo sereno e bondoso deles. Um sorriso angelical e sem julgamentos. Mas algo dentro de mim não obedecia àquelas ordens e continuava em modo crítico. Estava a tornar-me num monstro incontrolável. Entretanto, a missa acabou. Saímos. Eu estava decidida a adorar tudo e a controlar os meus pensamentos.
- Viste a X?
- Quem?
- A X... a mulher do Y.
- Vi! Está uma grávida tão gira, não está?
- Gira? Parece que engoliu a família inteira. Está gigante. Irreconhecível.
- Está nada. As grávidas são sempre giras. Têm um brilho especial.
- Pois... pois... Também dizias que as noivas também...

Definitivamente tínhamos os dois deixado o manto da felicidade e beleza em casa. E, de repente, sentia-me nua. Sem as minhas emoções. Sem a pele de galinha que sinto sempre ao ver o primeiro beijo dos noivos. Sem o nó na garganta que sinto sempre que vejo uma noiva entrar na igreja. Sem as lágrimas teimosas que aparecem sempre que vejo noivos cortarem o bolo. Desta vez não tinha nada disso. E, sinceramente, não gostei de não sentir esse turbilhão de sentimentos. Emociono-me sempre nos casamentos. Ou quando vejo uma amiga grávida. Emociono-me por pensar no conceito de vida a dois, no passo que se dá, na celebração do amor que está a ser feita. E emociono-me a pensar numa futura vida, quando vejo uma amiga grávida. Sim, definitivamente, as noivas e as grávidas são sempre bonitas por tudo o que associamos. Por tudo de bom que lhes desejamos. Pela felicidade que lhes atribuímos. Pelo amor que sentimos. Sem isso, são mulheres normais. E foi o que nos aconteceu nesse casamento: sem esse carinho todo que sentimos pelos amigos ou família, a noiva era uma mulher normal. "Apenas" isso.

8 comentários:

  1. Por isso é que só quero pessoas próximas no meu casamento HAHAHA. Nada daqueles convidados de obrigação!

    ResponderEliminar
  2. Eu, que casei grávidanem vos digo nem vos conto da minha beleza!!

    www.meuqueridodiario.pt

    ResponderEliminar
  3. Estás coberta de razão;) É isso é os bébés serem todos bonitos:
    Mentira!

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
  4. Estou com a Suricate. Assino por baixo!

    ResponderEliminar
  5. Há noivas horríveis...e grávidas, então nem se fala!

    Eu consegui escapar a esse estigma, pois fui uma grávida lindíssima. :):)

    ResponderEliminar
  6. Quando são mulheres normais menos mal, mas há as que ficam mesmo feias, uma vez vi uma noiva, juro até me assustei e sinceramente no final da gravidez as grávidas não estão lindas, pelo menos a maioria mais parece uma bola. Mas um dia também vamos ficar assim, é a vida.

    ResponderEliminar
  7. Observador Atento17:36

    Já não te convido para o meu 2.º casamento.

    ResponderEliminar