domingo, 21 de julho de 2013

Continua. Não pares nunca de falar.

Crescemos a pensar em beleza. A sonhar com o príncipe mais bonito. Com os filhos mais perfeitos. Com a casa branca dos filmes. Idealizamos o carro perfeito. Esticamos as rugas. Aspiramos as gorduras. Espetamos silicone para obter o decote perfeito. Hidratamos a pele. Perfumamos o pescoço. Esticamos o cabelo. Pintamos as unhas. Compramos os sapatos que toda a mulher tem que ter. Namoramos a carteira obrigatória. Transpiramos até os glúteos ficarem no ponto. Ficamos em prancha até os braços e barriga se tornarem tonificados. Gastamos o ordenado na roupa da estacão. Pomos um gloss nos lábios para os tornar sedutores. Lutamos pelo belo. Queremos ser bonitos. Queremos ter o mais bonito. Numa vida que será recordada em mil e um retratos. Partilhada. Gostada. Comentada. E partilhada outra vez. Uma vida feita para ser vivida, mas acima de tudo para ser vista. Observada de fora da sua moldura. Crescemos a pensar na beleza.

Até que temos 80 anos. E um. E dois. E três. E tudo nos parece, de repente, leviano. Hoje, perguntava à minha avó - viúva há mais anos do que o meu coração quer admitir - "o que tem que ter um homem para ser perfeito?". Disse-me apenas "conversar. Tem que saber conversar. E rir-se muito comigo". E nada mais acrescentou. Beleza? Afinal, parece que procuramos beleza em tanto lado que nos esquecemos de procurar no mais simples - nas palavras. Não paremos de falar.

7 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo :)

    ResponderEliminar
  2. Era exactamente aquilo que precisava de ler hoje. Depois de ter amuado com quem mais conversa comigo e me faz rir, só por ele não ter cortado a barba e por não ter vestido uma camisa "mais bonita" no almoço de família.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo. Concordo muuuito com a tua avó. O mal de muitos casamentos é mesmo a falta de comunicação ou o não ter q dizer um ao outro. Muito triste

    ResponderEliminar
  4. Deve ser o conselho mais sabio que te podia dar ***

    ResponderEliminar
  5. O N. não é grande conversador. É calado. Uma vez disse-lhe que não podia ser sempre assim, porque quando fôssemos velhinhos seria tudo o que teríamos.

    ResponderEliminar
  6. Observador Atento14:23

    Concordo :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que isso é um ensinamento de vida para nunca esquecer.

    ResponderEliminar