quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gosto de fazer as regras

Primeiro era cabeleireiro. Depois passou a ser hairstylist.
Se primeiro já tínhamos sorte se as cadeiras eram adaptáveis a nós, depois já tínhamos direito a cadeira de massagem.
Primeiro, tinha um salão com paredes em pedra, ar rústico e acolhedor. Depois, contratou uma dupla de arquitectos de renome que lhe criou um lugar frio e cinzento, cheio de linhas modernas e ainda espaço para spa.
Primeiro, podíamos ler a Caras, a Vogue e, com sorte, uma Hola e uma revista de penteados internacional. Depois, não conseguíamos evitar deparar-nos com um dos trezentos e quarenta e sete exemplares da revista onde saiu a entrevista ao dono do espaço.
Primeiro, víamos, penduradas nas paredes, fotografias de clientes satisfeitas com os resultados, sorridentes, a transmitirem-nos confiança. Depois, as fotografias foram substituídas por sessões fotográficas artísticas a preto e branco do referido hairstylist.

Ele estava feito um artista.
Se antes, era humilde, simpático, atencioso, depois começou a ganhar tiques de vedeta. Se antes perguntava sempre se tínhamos gostado do resultado, dava uns miminhos no fim, preocupava-se connosco, depois foi-se tornando uma pessoa diferente...
Da última vez, quando fui lá cortar o cabelo, reparei que até segurava a tesoura com outro orgulho. Com outra conviccão. Outra desenvoltura. Mas no fim, ao mostrar-me o resultado, reparei numa assimetria gigante entre o lado direito e esquerdo. Disse-lhe:
- Aqui deste lado está maior que deste, não está?
- Querida... onde vê essa diferença?
- Aqui. Ora veja. Não repara que este lado está mais comprido?
- Oh querida... Oh querida...
- Estou a ver mal?
- Querida...
- Siim...?
- Quem disse que os lados têm que ser iguais? Onde está isso escrito? As minhas regras escrevo eu, querida... E acho que estamos a criar tendências.
No fim, também se tinha criado a tendência de aumentar 20% da conta. E, por isso, inspirei-me e decidi criar a minha tendência também. Criei a tendência de não voltar a ir lá.

6 comentários:

  1. Também já tive de criar essa tendência uma vez, mas custou-me olhar para o espelho uns meses...

    ResponderEliminar
  2. Parece que o 'querido' se tornou uma Diva...

    ResponderEliminar
  3. O hairstylist está a precisar de umas aulas de cortesia e de atender ao público, tal como se calhar uns óculos!

    ResponderEliminar
  4. Olha, isso aconteceu-me depois de ir pela primeira e última vez àquele gajo, como se chama, um que é casado com o Luís Borges... ai não me lembro. Rolo? Pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana01:32

      É o Beauté! O Rolo penso que seja estilista :)

      Eliminar