sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ironias

Era uma vez a Senhora Z.

A Senhora Z não gostava do nariz que tinha. Odiava-o com todas as forças.

A Senhora Z tinha quarenta anos. E era solteira. "Vou ficar para tia, sabes?", comentava com uma amiga. "Não vais nada. Só vais ficar para tia se quiseres." "Vou, sim. Tenho a certeza. Olha para esta penca." "Ai, não chames isso. Não é nada. É um nariz grande, mas fica-te bem. Dá-te personalidade. A minha mãe está sempre a contar-me a história da Gisele Bündchen. Conheces a história?" "Não..." "Pelos vistos, no início da carreira, um agente queria que ela fizesse uma plástica ao nariz. Dizia que só assim ia triunfar. Ela não aceitou e disse que era o nariz que lhe dava a personalidade, e que não ia mudar... E olha, hoje em dia é a modelo mais rica do mundo. A minha mãe está sempre a contar-me essa história." "Oh, mas a Gisele tem para aí 2 metros de pernas, um corpo escultural e é linda. Eu.. sou eu. Não sou nada gira nem escultural. E o meu nariz só acentua o que sou."

A amiga podia ter ficado horas a falar. A decisão estava tomada. E contra decisões tomadas com convicção não há palavras que nos valham. É tempo perdido. A amiga baixou os braços e repetiu, vencida: "Tu é que sabes."

Passado uns meses, reencontraram-se. No lugar da outrora-carinhosamente-designada-por-penca, um nariz de actriz de cinema. Estreito. Angular. Perfeito. Um nariz tão fotogénico como aqueles que só a fábrica de Hollywood consegue produzir.

A amiga ficou sem palavras. Ou quase nenhumas, porque ainda conseguiu dizer: "Tu bem dizias que ias fazer a rinoplastia... Doeu muito? O pós-operatório? Ahh, mas mais importante... como está essa vida sentimental?".

A Senhora Z explicou tudo, detalhadamente. Doeu muito, sim. Mas foi suportável. E o resultado fez com que tudo valesse a pena: os gastos, a dor, o tempo em casa, as nódoas negras. Quanto à vida afectiva? "Olha, está igual... No outro dia conheci um tipo. Era engraçado. Culto. Educado. Bom falante." "Sério?? E então?" "Começou a ligar-me. Queria estar comigo. Insistiu. Insistiu." "Ui.. e então?? Encontraram-se?" "Achas? Não gostei do nariz dele. E tu sabes como eu sou com os narizes."

2 comentários:

  1. lolol, essa está boa :P. Eu também já tive manias com o meu nariz, apesar de toda a gente dizer que não é nada de especial... aceitei-o como é e sou feliz na mesma :)

    ResponderEliminar
  2. Ahahahahahahah
    Há sempre qualquer coisa de que não gostamos em nós !

    ResponderEliminar