sábado, 15 de dezembro de 2012

Ter ciúmes ou não?

Tenho esta questão desde sempre e ainda não encontrei resposta.

Significa falta de confiança ou apenas que ainda nos sentimos atraídas/os pela pessoa com quem estamos?

Significa imaturidade ou trata-se apenas de uma forma de apimentar qualquer relação longa e segura?

Detesto ciúmes excessivos, mas também odeio a ausência completa e absoluta deles. Penso, no primeiro caso, que me estão a asfixiar. No segundo, que confiam demais em mim e me dão por garantida.

Gosto do meio termo. Um ciumezinho de vez em quando, saudável e que apenas sirva para nos espicaçar. No entanto, reparo que, à medida que os anos passam, mesmo este ciúme saudável vai decrescendo nos casais que conheço. As minhas amigas dizem-me que já não sentem ciúmes e que constatam que é recíproco - os respectivos também não. Será que sou imatura? É que ainda sinto algum e gosto de fazer sentir. Agora, por exemplo, ele foi para um jantar de Natal da empresa e dei por mim a repetir um subtil e envergonhado "não venhas tarde, sim?".

Respostas procuram-se. Obrigada.


Entretanto, encontrei esta imagem e, obviamente, gostei.

4 comentários:

  1. Eu nunca fui muito ciumenta. Continuo a achar que não sou por aí além, mas sou muito mais do que alguma vez fui desde que estou com o N. Não é porque ele me faça sentir insegura de uma forma que os outros não fizeram, não. Nem eu própria sei explicar, e implico sempre com pessoas especificas. Estando à distância podia ser muito pior. Fazemos as nossas birras, mas de vez em quando fico com a sensação que é mesmo só para chatear. Ter ciúmes é normal, e é preciso para também nos sentirmos amados, mas eu dispenso grandes cenas. Não reajo nada bem.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, sou casada há 17 anos:), coisa pouca...e posso-te garantir que a passagem do tempo não tem nada a ver com isso, ai da fêmea que faça despertar o meu "desconfiómetro" relativamente a MorMeu, vai sentir o meu ferrão de certezinha!
    MorMeu em relação a mim exactamente o mesmo, no dia a dia não é ciumento, mas se tocar algum alarme...é vê-lo atento!
    No meio termo está o segredo. E se a relação estiver viva e de boa saúce, ciúme existirá sempre.

    ResponderEliminar
  3. Também acho que o ciúme é saudável em dose certa. Já estive com uma pessoa que me criava desconfianças e agora percebo a diferença - hoje em dia vou tendo uns ciumezinhos aqui e ali mas sinto-me segura e tranquila, mesmo estando à distância. Sinto, para além disso, que qualquer ciúme vai ser apagado num instante porque podemos falar sobre de tudo e porque ele se preocupa com o meu bem estar e vice-versa. O segredo está aí :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que muitos ciúmes não é bom. Agora sentir um friozinho na barriga quando sabemos que a cara metade vai estar com pessoas do sexo oposto, até faz bem!

    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar