segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As vantagens de ser imprevisível

Eles queriam dar a boa nova ao jantar. Antes disso, ficaram parados no carro a discutir a melhor forma de a dar, a distribuir as deixas por cada um para parecer mais natural, e a tentar antecipar a reacção que a noticia iria desencadear em cada um dos "surpreendidos".
- Ele? Vai chorar, não tenho dúvidas.
- E ela? Acho que vai rir-se e dar os parabéns de forma muito mais controlada.
- Sim, sim, sem dúvida! Vai rir-se muito e dizer "eu já desconfiava".
- Pois, vai dizer isso!!
- Mas só ele é que vai chorar, não achas?
- Sim, ele mostra muito mais as emoções.
- Escreve aí tudo para depois não nos esquecermos de comparar com as nossas previsões e vermos se acertámos.
- Já está. Mas já sabemos que acertámos em tudo. Conhecemo-los tão bem...
No dia a seguir, reviram as suas notas e riram. Por muito que pensassem que conheciam cada uma daquelas pessoas como a si próprios, nunca se consegue antever a reação de ninguém. E, naquele dia, tal não foi exceção: nenhuma das pessoas a quem contaram a notícia reagiu como esperavam. Cada pessoa os surpreendeu exatamente pela forma como... se surpreendeu. E foi nisso que pensaram no fim do dia: conhecer alguém a 100%? Tretas. Somos todos mil caras e reações. Somos todos mil pessoas numa só. Experimentem fazer este jogo com alguém que acham que conhecem mesmo bem: contem algo e escrevam antes a reação que antecipam. Muito dificilmente acertarão, se correr como na história. Mas depois contem-me lá o resultado... ;)

3 comentários:

  1. Anónimo09:01

    Eu fiz isso há poucas semanas!!!Eu tentava antecipar como é que as pessoas iriam reagir ao facto de ter um bebé na barriga!!! Umas (muito poucas é certo) acertei como é que iam reagir, mas a grande maioria não regaiu como eu esperava!

    Tentei dizer a grande parte das pessoas pessoalmente porque queria ver a reacção!!!É giro de ver! Eu tive uma futura avó a chorar, outra futura tia a chorar, os restantes avós muito sérios a não quererem fazer grande festa mas estavam a delirar por dentro, uma amiga a berrar na A1!!! São coisas que vou guardar na minha memoria.


    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:15

    Pippa coco, confessa-nos... tens um bebé na barriga?? :D

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade. É um exercicio muito dificil de fazer ;)

    ResponderEliminar