segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os solteiros também são boas pessoas

Desabafava hoje uma colega mais nova, muito convicta “não há homens solteiros! Não há. Todos aqueles que conheço estão comprometidos. Todos, todos, sem exceção!” Eu disse-lhe que devia viver num meio muito pequeno, porque eu por acaso conhecia imensos homens solteiros.
- Homens de jeito?
- Sim, claro.
- E então porque é que ainda estão solteiros?

- Oh… Então tu não és uma mulher de jeito?
- Sou… Tenho as minhas manias, mas acho que sim. Só sou é demasiado exigente,
disse-me a rir.
- Vês? Eles também. Por acaso estão solteiros, mas isso não quer dizer nada quanto a serem de jeito ou não. Não podes ser assim.

 E dei por mim a pensar que, infelizmente, hoje em dia se confunde muitas vezes qualidade com o facto de alguém estar comprometido.
- Namora? É casado? Ah, então é um homem de família, às direitas e de qualidades humanas inquestionáveis.
Não sei quando é que houve encontro de algo semelhante a uma Comissão Internacional das Jovens e Doutas Solteiras, na qual se estabeleceu esta regra internacional que estabelece que homem solteiro é sinónimo de traste. Só sei que, se me fosse permitido participar em tal debate, à data, teria dito que não há, para mim, qualquer ligação entre o estado civil de alguém e a falta ou ausência de qualidades .
Pensem comigo: quantos homens comprometidos conhecem que não quereriam para vocês nem por todo o dinheiro do mundo? Quantas mulheres impossíveis de aturar conhecem que – até elas! – se casaram, tiveram filhos e vivem uma vida feliz e harmoniosa, com direito à casinha branca com cerca e tudo, mesmo que toda a vida tudo levasse a crer que iriam terminar sozinhas? Não: o facto de alguém ter começado a namorar ou até ter-se casado não equivale a nenhum atestado de espectacularidade passado a ninguém, sejamos realistas. Os mal humorados mantêm-se mal humorados, não passam a comer algodão doce e a andar de carrocéis ao fim-de-semana, enquanto sorriem por tudo e por nada. As mulheres insatisfeitas não vão passar a aceitar um vale de compras no Continente, pelo seu aniversário, só porque se casaram. Ser comprometido não altera ninguém (salvo raras e abençoadas exceções, ok), por isso, o contrário também nada significa.
Pessoas solteiras, façam um favor a vocês mesmas: desliguem frases como “ah os bons já estão todos casados”. Não é de todo verdade. Casaram-se os bons e os maus, tais como os bons e os maus continuam à procura de alguém que os preencha. No fundo, nem há bom nem mau: todos temos pancas e defeitos, e manias e dias maus. O que há é que encontrar alguém que até nos ache piada nesses dias. E que esteja para nos aturar. Ah e cereja no topo do bolo – que nem chame a isso “aturar”, mas sim “namorar”. Por isso, deixem-se de manias e de pessimismos, e de generalizações e fatalismos. Sim? E agora vou comer algodão doce e andar de carrocel, que tornei-me uma pessoa cor-de-rosa e sempre a sorrir. Mentiiiiiraaaa. Adoro carroceis e algodão doce, mas tenho dias de muita "resmunguice". Só que, por sorte, há alguém que até gosta disso.

1 comentário:

  1. Anónimo22:46

    Peço desculpa pelo comentário mesmo à anónimo, mas um post tão bom fica melhor sem erros ortográficos (carrossel!).

    ResponderEliminar